domingo, 18 de setembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) –Lc 16,1-13 - 18/09/2022


Use os bens para conquistar pessoas para o Senhor

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lucas 16,13).



Meus irmãos, neste domingo, neste dia do Senhor, mais um domingo, mais um dia em que precisamos nos dedicar à Palavra do Senhor, à Palavra de Deus. Neste domingo festivo, o Senhor nos apresenta a parábola deste patrão que elogia aquele administrador infiel. Mas, como assim, este homem estava aprovando o mal que ele estava fazendo?
Este administrador foi prestar contas ao seu senhor e ele não tinha sido um bom administrador até então, mas, quando ele recebeu a notícia de que seria mandado embora, ele começou a chamar os devedores do seu patrão: “Um deve cem, marca aí oitenta. O outro devia cem também, marca cinquenta”.
O senhor elogiou aquele homem, mas, no sentido seguinte, minha gente, o senhor elogiou a esperteza daquele homem mau. E é esta esperteza que nós, filhos de Deus, também precisamos ter. A esperteza de temer a Deus; a esperteza de amá-Lo; a esperteza de servir o único Deus e de nos servir das coisas deste mundo para o Reino de Deus.
O Senhor disse aqui: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, e mesmo tendo o dinheiro, usar bem esse dinheiro que, muitas vezes, é mau, que nos corrompe. Usemos os bens que nós temos, meus irmãos, para o bem.

Não nos deixemos prender pelos bens, mas sejamos desapegados e apegados unicamente a Deus

E o Senhor nos ensina, ainda neste Evangelho: “Quem é fiel no pouco, o Senhor confia mais”. Quem é o esperto então? O esperto, o filho de Deus é aquele que é fiel nas pequenas coisas.
Sejamos fiéis nas pequenas coisas e usemos os dons, as graças, até mesmo aquilo que nós temos de material, para o Reino de Deus. Não nos deixemos prender pelos bens, mas os usemos, sejamos desapegados e apegados unicamente a Deus. Sejamos desapegados, usemos os bens para ajudar o Reino de Deus, usemos os bens para conquistar pessoas para o Senhor.
Que o Senhor nos ajude, que o Senhor nos dê sabedoria e esperteza para evangelizar neste mundo tão difícil e tão complicado.
Com tantas luzes, com tantos alimentos que são oferecidos por aí, somos chamados a oferecer o verdadeiro alimento. Com tantas luzes que estão por aí, somos chamados para apresentar a verdadeira luz. Sejamos espertos, meus irmãos, em alcançar os nossos irmãos, em apresentar para eles Jesus e o Seu amor.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário