sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Palavra se fez carne - 26 de agosto, 6ª feira, 21ª semana do Tempo Comum


26 de agosto, 6ª feira, 21ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 26 de Agosto, sexta-feira da 21ª semana do Tempo Comum.

- O Reino dos Céus é comparado a história de dez moças que esperavam o noivo chegar para entrar na festa de casamento, mas, algumas jovens não levaram o óleo suficiente, caso acontecesse que o noivo demorasse um pouco mais. O óleo não poderia ser dividido com todas, porque não seria suficiente! Vigiar é importante para cada cristão para que não sejamos surpreendidos com o Senhor que vem inesperadamente. Peçamos ao Senhor a graça de estar sempre vigilante, atento a sua presença em sua vida.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 25, versículos 1 a 13:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

- As jovens prudentes não dividiram o óleo com as outras cinco jovens cujas lâmpadas estavam apagando. Esse Evangelho nos lembra da necessidade de prepararmos para acolher o Senhor que vem. Ficar à espera significa viver, dia a dia, a fidelidade aos ensinamentos de Jesus, comprometidos com os valores do Reino. Manter acesa nossa lâmpada significa não se perder na escuridão! Peça ao Senhor coragem, humildade e prontidão para vivenciar o seu evangelho e viver na luz da espera e da paciência.

- Você tem procurado abastecer a lâmpada da sua vida a partir da prática do amor fraterno? Respeita os outros e é misericordioso com todos, principalmente, com aqueles que ainda não conhecem ou não vivenciam os valores cristãos? Você se preparo bem para o encontro com o Senhor, buscando a conversão de suas ações todos os dias?

- "Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou." nos diz o evangelho de hoje. Tenhamos o óleo do amor e do talento suficientes para que não percamos a vez de participar da festa com o noivo. Vigiar é importante para o cristão, também manter os olhos abertos e o coração fraterno! Diz a escritora Clarice Lispector:

Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece
como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender,
viver ultrapassa qualquer entendimento.

- Termina tua oração pedindo a Deus coragem e força para não desanimar! Peça também que o Senhor Deus te conceda a grava de viver, cada dia, com coerência e paciência, os valores do evangelho.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário