quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Palavra se fez carne - 24 de agosto, 4ª feira, festa de São Bartolomeu


24 de agosto, 4ª feira, festa de São Bartolomeu


- Hoje é dia 24 de agosto, 4ª feira, festa de São Bartolomeu, apóstolo.

- No evangelho de hoje Felipe encontra-se com Natanael e anuncia com alegria o encontro que tivera com Jesus. Natanael não se anima muito e olha com preconceito a origem de Jesus. Felipe insiste para que o companheiro o conheça. Peça ao Senhor que te ajude a acolher o seu amor, sem reservas.

- Escute o Evangelho de João, capítulo 1, versículos 45 a 51:

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem"

- Neste evangelho temos alguém que claramente tinha fé na palavra de Deus transmitida através das Escrituras. Ele pode ter tido expectativas muito diferentes sobre de onde o Messias viria. No entanto, sua curiosidade e abertura levam a um encontro com Jesus que tocou o mais profundo de Natanael, ao ponto dele reconhecer o Mestre como Messias. Essa experiência mexeu com a vida desse homem que futuramente se tornou discípulo do Senhor. Coisas maiores os discípulos experimentarão, como também nós. Deixe a alegria do anúncio de Felipe contagiar você. Deixe a Palavra tocar em suas dúvidas, medos, preconceitos. Aceite o convite de Felipe e vá ao encontro de Jesus.

- O que desperta sua curiosidade sobre Jesus? Quem são as pessoas em sua vida que o convidam, de maneira simples, a encontrar Jesus? O que se abre diante de você nesses momentos?

- "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel"., diz Natanael a Jesus. Que também nós possamos diariamente professar nossa fé em Jesus, sem reservas. Na música Teu proceder, o Pe. Francys Silvestrini Adao, diz assim:

Jesus, ao contemplar tua vida me deixo interpelar pelo teu jeito de ser
Teu trato com as pessoas me fascina / teu jeito de amar me faz amar
Teu toque é como água cristalina / sacia minha sede e faz andar.
Jesus, teu jeito seja o meu jeito eu quero ser bem mais do que já sou.
Jesus, teu jeito seja o meu jeito ensina-me a ser tão bom.

– Termina sua oração contando a Jesus com mais profundidade quem realmente é você e o que pode oferecer para prosseguir na intimidade com Ele. Convide Jesus a tomar o verdadeiro lugar dentro de você.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário