sexta-feira, 19 de agosto de 2022

LITURGIA DIÁRIA - 19/08/2022


Tema do dia

DAI GRAÇAS AO SENHOR PORQUE ELE É BOM E O SEU AMOR É PARA SEMPRE

O forte texto de Ezequiel nos enche de Esperança. O Profeta anuncia o poder de Deus sobre a Morte. Não importa que os ossos já estejam ressequidos. Sujeitos à Palavra do Senhor, os corpos se refazem e o espírito é infundido neles. É a Ressurreição – a última Palavra de Deus, que vem substituir aquela outra que tanto nos assusta: Morte.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, ojustoperseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sexta-feira, 20ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Ez 37,1-14)
20ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 19/08/2022

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções.
Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.
6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”.
7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.
9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’
12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço — oráculo do Senhor”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 106)
20ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 19/08/2022

 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

— Que o digam os libertos do Senhor,/ que da mão dos opressores os salvou/ e de todas as nações os reuniu,/ do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.
— Uns vagavam, no deserto, extraviados,/ sem acharem o caminho da cidade./ Sofriam fome e também sofriam sede,/ e sua vida ia aos poucos definhando.
— Mas gritaram ao Senhor na aflição,/ e ele os libertou daquela angústia./ Pelo caminho bem seguro os conduziu/ para chegarem à cidade onde morar.
— Agradeçam ao Senhor por seu amor/ e por suas maravilhas entre os homens!/ Deu de beber aos que sofriam tanta sede /e os famintos saciou com muitos bens!

Evangelho (Mt 22,34-40)
20ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 19/08/2022


Amarás o Senhor, teu Deus

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário