sexta-feira, 19 de agosto de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 22,34-40 - 19/08/2022


Concretize o amor ao Senhor amando o próximo

Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22,37-38)



Meu irmão e minha irmã, encontramos este Evangelho onde os fariseus questionam Jesus para experimentá-Lo, para prová-Lo, para provocá-Lo, porque é evidente que os fariseus, como fariseus, eles sabiam qual era o primeiro mandamento. Mas Jesus, com toda paciência, respondeu a eles: “O primeiro e o maior mandamento: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força”. E o segundo é semelhante: “Amar o próximo”.
Meus irmãos, talvez nós já tenhamos escutado várias vezes esse Evangelho. Talvez você já saiba que deve amar a Deus e amar ao próximo. E por que não ama então? Nosso Senhor deseja que você ame a Deus, ame o seu próximo. Não dá para fugir, meu irmão e minha irmã, do mandamento de Nosso Senhor.

O amor a Deus e o amor ao próximo estão ligados

Se nós quisermos, realmente, herdar o Reino dos Céus, precisaremos colocá-lo em primeiro lugar, amá-lo sobre todas as coisas e, consequentemente, amar também o nosso próximo. Porque, concretamente, como é que nós amamos a Deus? Amamos a Deus numa vida sacramental. Sim! Participar da Eucaristia, da Confissão, fazer um caminho e ser ordenado; fazer um caminho e se casar na Igreja; fazer um caminho e receber os outros Sacramentos – da Reconciliação, da Unção dos Enfermos, aqueles de que vocês necessitem.
Sim, fazer um caminho de amar a Deus é fazer um caminho sacramental. Ótimo! Maravilha! Mas amar a Deus também implica amar o próximo. Por isso Jesus colocou essas duas leis juntas: amar a Deus e amar o próximo como se fossem dois elos. O amor a Deus, o amor ao próximo estão ligados, não tem como desligar uma coisa da outra.
E como se ama concretamente a Deus? Vida Sacramental. Como se ama concretamente a Deus? Amor ao próximo. Que o Senhor nos ajude a fazer este caminho, tendo cada vez mais claro que devemos colocá-Lo em primeiro lugar, amá-Lo, olhar para o céu. Mas devemos olhar também aqui, para baixo, para as pessoas que estão ao nosso lado. O amor a Deus se concretiza aqui, no amor ao irmão, na partilha, na doação ao outro. O amor concreto a Deus se realiza aqui. Que o Senhor nos ajude a concretizar o amor d’Ele, amando e perdoando o nosso próximo.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário