segunda-feira, 1 de agosto de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 12,13-21 - 31/07/2022


Apegue-se aos bens do Reino do Céu

“Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: ‘Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo’. Jesus respondeu: ‘Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?’” (Lucas 12,13-14).



Meus irmãos, a questão do apego às coisas materiais era algo que já existia lá no tempo de Jesus; passado algum tempo continua a existir. No nosso tempo ainda existe.
Essa questão da herança, infelizmente, quantas famílias que se dispersaram por conta de herança. Jesus, em outras palavras, estava querendo dizer aqui: “Olha, não sou o juiz dessa situação. Vocês precisam se resolver”.
Tem algum conflito com relação à herança aí na sua casa? Olha, combina com seu irmão, combina com seu primo, combina com quem tem que combinar aí, e resolvam-se! — “Padre, mas resolve essa situação para mim!” — Olha, não posso resolver, vocês é quem precisam resolver — “Mas vou na justiça ou não vou na justiça?” — Você é quem sabe se vai ter que ir na justiça ou não. Está certo? Verifique aí o que é melhor.
Jesus está querendo nos dizer aqui, meus irmãos, que não devemos brigar pelas heranças daqui da Terra. É claro que é de direito a casa dos seus pais, é um bem, resolva isso, mas Jesus disse e quis dizer àquele homem e àquela multidão, que estava à Sua volta, que o nosso objetivo, enquanto filhos de Deus, então, enquanto cristãos que nós somos, devemos buscar, primeiro, a Ele. Ele é a nossa riqueza, Ele é a nossa verdadeira herança!

Não devemos buscar acumular bens e estar presos aos bens daqui da Terra

Não devemos simplesmente batalhar para ter coisas aqui, neste mundo. Como a parábola que o Senhor contou no Evangelho de hoje, de alguém que quis ter muitos bens e que imaginava que, através daqueles bens, estava seguro, e não estava. Os bens não nos dão segurança. E atenção principalmente à segurança da vida eterna.
Talvez, os bens daqui, deste mundo material, dão-nos sim uma certa estabilidade, dão-nos um teto, dão-nos um ar quente ou um ar frio (por causa do ar condicionado), mas os bens não dão a alegria verdadeira e a estabilidade, o conforto espiritual, somente Deus.
E Jesus nos ensina, meus irmãos, através deste Evangelho, que não devemos buscar acumular bens e estar presos aos bens daqui da Terra, mas precisamos buscar e cultivar uma vida n’Ele. Que Ele seja o meu único tesouro, o meu tesouro, o seu tesouro. É isso que devemos buscar, buscá-Lo, não estar apegado aos bens, mas desapegado destes bens e ter, unicamente, a Deus como nosso apego. E, amando a Deus, cuidemos das outras coisas, mas as coisas não vão salvar. Quem vai nos salvar? Deus, Jesus Cristo. Então, cultivemos Ele na nossa vida!
Abençoe-vos, o Deus, Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário