segunda-feira, 25 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 25 de julho, 2ª feira | Festa de São Tiago Maior, Apóstolo.


25 de julho, 2ª feira | Festa de São Tiago Maior, Apóstolo.


- Hoje é dia 25 de julho, 2ª feira | Festa de São Tiago Maior, Apóstolo.

- Hoje é a festa de São Tiago, um dos três que formavam o círculo íntimo de amigos Jesus. No entanto, mesmo ele achou difícil entender Jesus e sua lógica da cruz. No evangelho de hoje Jesus diz à mãe dos filhos de Zebedeu que ela não sabia a gravidade do pedido que estava fazendo a ele. Nós sabemos que João e Tiago, filhos de Zebedeu, seguirão Jesus até o martírio, a tortura e a perseguição pelo seguimento a Cristo. De uma maneira belíssima, os apóstolos enfrentam a morte por amor ao mestre. Peça ao Senhor te ajude a viver e colocar em prática sua Palavra.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 20, versículos 20 a 28:

“Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido. "Que pretendes? ", perguntou ele. Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se sentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda". Disse-lhes Jesus: "Não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?" "Podemos", responderam eles. Jesus disse-lhes: "Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai". Quando os outros dez ouviram isto, ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

- O poder é impressionante em despertar a ganância no ser humano. Jesus faz um apelo para que entre os discípulos não haja disputa pelo poder, mesmo porque, a narrativa nos mostra como que eles não compreenderam o tipo de messias é Jesus. De uma forma ou de outra, a tentação de dominar os outros está sempre à espreita em nossos corações. O chamado de Jesus é realmente radical: não será assim entre vós. Olhe para Jesus, que veio para servir e não para ser servido, e reze para desejar ser em todas as coisas como ele, para poder beber o seu cálice.

- Você procura sempre ficar em primeiro lugar? Procura sempre tirar vantagens? Tenta seguir o exemplo de Jesus servindo os outros, e tendo a certeza de que esta é que é forma de alcançar a Vida Eterna?

- “Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” nos diz o evangelho de hoje. A orientação que Jesus dá aos seus discípulos é totalmente contrária ao que a nossa cultura prega. Aquele que é servo se faz o maior, é o primeiro! Diz assim o poema Paz inquieta, de dom Pedro Casaldáliga:

Dá-nos, Senhor, aquela Paz inquieta
que denuncia a paz dos cemitérios
e a paz dos lucros fartos.
Dá-nos a Paz que luta pela Paz!
A Paz que nos sacode
com a urgência do Reino.
A Paz que nos invade,
como vento do Espírito,
a rotina e o medo,
o sossego das praias
e a oração de refúgio.
A Paz das armas quebradas
na derrota das armas.
A Paz do pão da fome de Justiça,
a Paz que se faz “nossa”
sem cercas nem fronteiras,
que tanto é “Shalom” como “Salam”,
perdão, retorno, abraço...
Dá-nos a tua Paz,
essa Paz marginal
que soletra em Belém
e agoniza na Cruz
e triunfa na Páscoa.
Dá-nos, Senhor, aquela Paz inquieta,
que não nos deixa em paz!

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que renove suas esperanças a cada dia para que caminhe firme na fé. Peça também que como Tiago e seus amigos, em sua fragilidade, também você leve Jesus aos outros.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário