segunda-feira, 18 de julho de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 12,1-8 – 15/07/2022


Cumpra, em sua vida, a regra do Amor e da Misericórdia

“Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado” (Mateus 12,6-8).



Meus irmãos, o Evangelho de hoje apresenta, mais uma vez, o conflito de Jesus com os doutores da Lei, com os mestres da Lei, com aqueles que eram os entendidos da Palavra. Porque a ocasião era que os discípulos colheram algumas espigas, porque eles estavam com fome. Nada mais justo, não é? Quando você tem fome, comer. É ou não é verdade?
Nada mais justo quando passarmos por um pobre, por um necessitado que pede um alimento, nada mais justo que oferecer um alimento àquela pessoa. Mas, infelizmente, aqueles doutores da Lei, aqueles fariseus, aqueles sacerdotes, estavam presos à Lei pela Lei que mata. Eles enxergavam aquela colheita que os discípulos estavam fazendo como um trabalho, e Jesus enxergava com misericórdia.
Jesus ensinava, então, que Ele não quer o sacrifício, mas Ele quer a misericórdia. Não era um trabalho simplesmente que eles estavam realizando, mas era a fome que estava ali para ser saciada daqueles discípulos, e era o dia de sábado. O conflito todo, a dificuldade toda, era por causa da lei do sábado.

A principal regra que precisamos cumprir é a regra do Amor, é a regra da Misericórdia

E o Senhor pôde expressar, então, que, na verdade, Ele é maior que a lei do sábado, que Ele estava ali autorizando porque Ele tinha essa capacidade dada pelo Pai a Ele, mas Ele também ali ensinou que vale muito mais a misericórdia do que a regra pela regra, vale muito mais o amor, amor a Deus e o amor ao próximo, do que a Lei pela Lei que não permitia… Mas a Lei que Nosso Senhor veio nos transmitir foi a Lei do Amor, a Lei da Misericórdia.
Hoje, precisamos, meus irmãos, viver esta Lei, a Lei do Amor de Deus, a Lei da Misericórdia de Nosso Senhor. Por quem passarmos hoje, vamos dar o Pão da Palavra, o pão (alimento) para esse irmão, para essa irmã. Ainda que tenhamos regras a cumprir, a principal regra que precisamos cumprir é a regra do Amor, é a regra da Misericórdia.
O Senhor é maior que o sábado, e o sábado foi feito para o homem. O Senhor nos ensinou. O sábado não foi feito para prender o homem, mas para deixá-lo ainda mais livre. Então, a Lei pela Lei mata, mas a Lei do Amor dá a vida. É essa Lei que precisamos viver!
Vivamos a Lei da Vida, vivamos a Lei do Amor e da Misericórdia. Estendamos as nossas mãos, os nossos braços, o nosso coração, e não estejamos presos à Lei pela Lei, que mata, mas à Lei de Cristo, que nos ensina a estender a mão e o coração aos nossos irmãos.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário