quinta-feira, 16 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 16 de junho, 5ª feira, Solenidade de Corpus Christi


16 de junho, 5ª feira, Solenidade de Corpus Christi


- Hoje é dia 16 de junho, 5ª feira, solenidade de Corpus Christi.

- Celebrar o corpo e sangue de Cristo é reconhecer-se faminto desse alimento oferecido a cada Eucaristia. Na Eucaristia se concentra toda a mensagem de Jesus, que é o Amor. O Amor que é Deus manifestado no dom de si mesmo e que Jesus deixou transparecer durante sua vida. Ao dizer, “isto é o meu corpo”, Jesus está afirmando: Isto sou eu: Dom total, Amor total, sem limites. Pede ao Senhor a graça de celebrar ativamente o mistério eucarístico para se tornar presença dele no mundo.

- Com disposição interna, escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 9, versículos 11 a 17:

Naquele tempo, Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto". Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente". Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: "Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta". Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.

- Ao se deparar com a multidão faminta, os discípulos não entendem como providenciar alimento para tanta gente. A partir dos pães e peixes partilhados, todos se saciam, porque Jesus deus graças e distribuiu o que se tinha. Discípulos(as) de Jesus somos quando aprendemos a partir o pão. O pão partido é a vida compartilhada: bens, dons, tempo, qualidades... Também hoje Jesus precisa de nossas mãos para multiplicar os grãos; precisa de nossas mãos para triturar esses grãos, amassar a farinha e fazer o pão. E precisa de nosso coração para que o pão seja repartido. Peça ao Senhor a graça de oferecer o que tem para saciar a fome de comida e amor das pessoas.

- Como você tem vivido a partilha? Qual a sua sensibilidade para as dores da humanidade? Como você tem integrado com a vida o que se celebra?

- “Dai-lhe vós mesmo de comer” (Lc 9,13). Somos discípulos de Jesus para saciar multidões com a presença de Deus por meio da nossa partilha, como canta Pe Zezinho:

Somos a Igreja do pão
Do pão repartido, e do abraço e da paz
Somos a Igreja do pão
Do pão repartido, e do abraço e da paz
Somos a Igreja da paz
Da paz partilhada, e do abraço e do pão
Somos a Igreja da paz
Da paz partilhada, e do abraço e do pão

- Termina sua oração comprometendo-se em partilhar não apenas suas coisas, mas doar a vida em amor e serviço para quem mais precisa. Você é muito capaz de viver à maneira de Jesus. A Eucaristia é seu alimento.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário