segunda-feira, 27 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 26 de junho, 13º Domingo do Tempo Comum


26 de junho, 13º Domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 26 de junho, 13º Domingo do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje, Jesus, consciente de sua vocação sai em missão e chama seus seguidores para segui-lo. No caminho aproveita para falar a eles do seu projeto. Sua intenção era chamar as pessoas a um compromisso com ele. Colocar-se no seguimento de Jesus não é fácil. Será preciso abrir mãos de muitas coisas. São as exigências da vocação apostólica. Peça ao Senhor te ajude a estar disponível para seguir os passos de Jesus.

- Abra o coração e se coloque na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos de 51 a 62:

“Quando estava para se completar os dias de sua exaltação, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente. Tendo partido, entraram num povoado de samaritanos para lhe preparar hospedagem. Os samaritanos, porém, não os receberam, porque demonstrava estar a caminho de Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado. Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que fores”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. A outro disse: “segue-me”. Esse pediu: “Permite-me primeiro que eu vá enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixe que os mortos enterrem seus mortos, mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixe-me primeiro despedir-me dos da minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Ninguém que põe a mão no arado e olhe para trás é apto para o Reino de Deus””.

- Nesta narrativa, o evangelista Lucas apresenta para nós a firme decisão de Jesus de ir até Jerusalém. Junto com seus discípulos, eles caminham da Galileia até Jerusalém, com destino ao Templo, embora soubesse que colocava em risco sua própria vida. No caminho passaram por Samaria, pediram hospedagem, mas não foram acolhidos, o que levou discípulos de Jesus desejarem colocar fogo na cidade para destruí-los. Entretanto foram repreendidos por Jesus, pois o Filho do Homem veio para salvar e não destruir. Peça ao Senhor que a exemplo dos discípulos, mesmo que não sejamos capazes de entender as palavras de Jesus, permaneçamos fiéis ao seu seguimento.

- O que te impede de reconfigurar sua vida a partir do que te pede Jesus? O que você busca ao fixar os olhos em Jesus? O que sente ao perceber os olhos de Jesus fixos em você?

- “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, diz Jesus no evangelho de hoje. As lições fundamentais para seguir Jesus é entender que ao se colocar no seu caminho, não pode voltar atrás; não se pode pensar em vingança; não se pode esperar por mordomias ou facilidades. Não se pode odiar e matar. A letra da música Seguir Jesus, de Márcio Wolf diz assim:

Pra seguir os passos de Jesus
É preciso renunciar a própria vontade
É preciso carregar a cruz
Viver a comunhão, o perdão, a caridade
Pois o servo não é maior que seu Senhor
Tem a mesma missão
Ser no mundo testemunha do amor
Eis a sua vocação
Quem quiser ser o primeiro seja o mais humilde servo
Seja sempre verdadeiro, tenha um coração sincero
Viva na simplicidade, a humildade tudo alcança
Pois quem ama de verdade planta paz e esperança.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele é exigente, mas caminha sempre junto e nos orienta para gerar bons sentimentos. Que o Senhor nos conceda a graça de poder segui-lo sempre.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário