segunda-feira, 27 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 25 de junho, sábado, memória do Imaculado Coração de Maria


25 de junho, sábado, memória do Imaculado Coração de Maria


- Hoje é dia 25 de junho, sábado, memória do Imaculado Coração de Maria.

- No Tempo Comum que vivemos, temos a oportunidade de aprofundarmos nossa caminhada de fé pelo testemunho da Palavra que nos acompanha. Hoje, Maria está conosco para aprendermos do seu Imaculado Coração o que Deus espera de nós. Peça ao Senhor a graça de silenciar teu coração para acolheres dentro de ti os fatos da vida e dar sentido a eles com o olhar da fé que transforma todas as coisas em Deus.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículos 41 a 51:

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram à Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

- Somos chamados a viver com o Senhor, jamais nos afastarmos dele. A maneira de nos encontrarmos com ele é a fidelidade e a obediência à Sua Palavra. Até Jesus nos ensina o caminho da obediência como resposta atenta aos sinais de Deus, como é a família. Converse com Deus sobre tua fidelidade ao caminho dele. Peça a graça da obediência que traz a humildade de conformar tuas vontades à vontade de Deus que sempre quer o nosso bem.

- Tens a capacidade de ouvir obediente a voz de Deus? Tens a capacidade de procurar o Senhor em tuas angústias? Reconheces a necessidade de permanecer na Palavra de Deus para nunca te sentires só?

- “Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas”, nos lembra o evangelho. Maria nos ensina a meditar a Palavra de Deus em nosso coração. Sê atento à voz do Pai. Experimente a companhia do Filho e não te deixes entregar ao desespero da angústia. Acolha a suavidade do Espírito que te faz permanecer nos caminhos de Deus. Com o Salmo 42 reconheça quem é o Deus da tua vida:

Como a corça deseja as águas correntes,
assim minha alma anseia por ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo:
quando hei de ir ver a face de Deus?
As lágrimas são meu pão dia e noite,
enquanto me repetem o dia inteiro: onde está o teu Deus?
Por que estás triste, minha alma? Por que gemes dentro de mim?
Espera em Deus, ainda poderei louvá-lo,
a ele, que é a salvação do meu rosto e meu Deus.
De dia o Senhor me dá sua graça, de noite elevo a ele meu canto,
minha prece ao Deus da minha vida.

- Quando te desviares do caminho, e te afastares da presença de Deus, faça como Maria e José: procure Jesus como o sentido da tua vida, para que o desejo da tua alma seja estar perto de Deus. Termina tua oração pedindo a graça de ter um coração imaculado como o de Maria, que na dor de ter seu filho perdido, encontrou a paz ao guardar dentro de si todas as coisas do seu Filho.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário