sexta-feira, 24 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 24 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


24 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Baixar áudio

- Hoje é dia 24 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

- Graças ao Coração de Jesus, entronizado em milhares de casas e colocado na porta de milhões de lares, se manteve firme a experiência de prolongar a humanidade de Jesus em nossas relações cotidianas, a vinculação do Evangelho com a vida concreta, a vivência do amor, uma maneira original e inspiradora de se situar no mundo, nos trabalhos, atividades, compromissos. Uma sintonia com a Presença Providente de Deus e, por isso, começa tua oração dizendo: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós”.

- Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos de 3 a 7:

Naquele tempo: Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".

- Jesus tem esse coração capaz de tudo para procurar e encontrar a ovelha perdida. Mesmo quando nos afastamos, Deus não desiste de nós. Somos, por Ele, sempre amados! E o coração divino de Jesus humaniza nosso coração, nos faz solidários e comprometidos a afastar tudo o que desumaniza: intolerâncias, ódios, preconceitos. Sentir o pulsar de nosso coração com o Coração de Jesus nos humaniza, nos faz amar, sentir e agir como Ele. O coração que não ama é um coração de casca, estéril, seco... O coração que não ama é um coração vazio de Deus e dos seres humanos. Peça ao Senhor que te ajude a amar como Ele ama.

- Como você corresponde a este amor de Jesus? Nos seus relacionamentos, você é capaz de superar as desilusões e não desistir dos outros? Acredita no arrependimento e na vontade de mudança?

- “Encontrei a minha ovelha que estava perdida!', diz Jesus no evangelho de hoje. Ele revela-nos um Deus cheio de ternura e de misericórdia que vai ao encontro dos perdidos, libertando-os da exclusão e do isolamento; um Deus que exulta de alegria quando os reencontra e que convida a todos para a festa da comunhão e da alegria pelo seu retorno. Também nós podemos ter um coração cheio de nomes como o de Jesus, assim como diz um poema de Dom Pedro Casaldáliga:

“No final do meu caminho me dirão:
- E tu, viveste? Amaste?
E eu, sem dizer nada, abrirei o coração cheio de nomes”

- Termina sua oração agradecendo ao Senhor pelas marcas que Seu amor deixa na sua vida. Peça a Ele por todos que se sentem abandonados, perdidos, isolados, excluídos.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/

Nenhum comentário:

Postar um comentário