sexta-feira, 24 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 23 de junho, 5ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum| Natividade de São João Batista


23 de junho, 5ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum| Natividade de São João Batista

- Hoje é dia 23 de junho, 5ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum| Natividade de São João Batista.

- O nascimento de João se dá num clima de intensa alegria. Isabel se alegra e com ela os vizinhos. É a alegria de haver nascido um menino de uma mãe que era estéril e de idade avançada. Esta alegria do coração se manifesta no louvor: o Senhor tem favorecido com grande misericórdia. O reconhecimento agradecido dos grandes feitos do Senhor proporciona alegria. Nisto consiste a verdadeira alegria: sentir que um grande mistério, o mistério do amor de Deus, nos visita e plenifica nossa existência pessoal e comunitária. Agradecido por este mistério do amor de Deus começa tua oração.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 17 a 19:

Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João". Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome". E todos ficara admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até ao dia em que se apresentou publicamente a Israel.

- A natividade de João é uma visibilização do mistério da misericórdia de Deus; é o mistério da missão que Deus tinha para ele. João é um nome muito especial. Nele são guardadas muitas e importantes lembranças. O nome João significa “Deus se mostrou misericordioso”. João proclamará com sua vida a misericórdia de Deus que se estende a todos os seus filhos, especialmente os pecadores: ele proclama o batismo de arrependimento dos pecados e conhece a Cristo, o Cordeiro de Deus. A vida de João Batista nos ensina a reconhecer que o Senhor sempre vem a nós, com sua infinita misericórdia. Agradeça ao Senhor pelas ações de misericórdia que realiza na sua vida.

- Como reconhecer a misericórdia do Senhor que te envolve? De que forma você sente que Deus te escuta e está sempre a te surpreender? Em que medida você se sente aberto a que Deus comece em você uma nova história de amor?

- “Seu nome será João”, diz o evangelho de hoje. Deus também sabe o nosso nome. O nome é referência reveladora da verdade da pessoa. É a porta de entrada de cada história particular. Diz assim Pe. Adroaldo Palaoro:

“Deus sabe o nosso nome, conforme diz o profeta Isaías: “Eu te gravei na palma de minha mão”. Deus nunca pode olhar Sua mão sem ver o nosso nome. E o nosso nome quer dizer: “EU mesmo”. Deus garante a nossa identidade: podemos ser nós mesmos. Ter recebido um nome de Deus significa tomar um lugar na história, uma missão a cumprir. Nosso nome secreto Deus o conhece.”

- Termina sua oração agradecendo ao Senhor por ter seu nome gravado na palma de sua mão. Pede que Ele te ajude a ser verdadeiro a cada dia e a viver a missão que lhe confiou.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário