quarta-feira, 22 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 22 de junho, 4ª feira da 12ª semana do Tempo Comum


22 de junho, 4ª feira da 12ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 22 de junho, quarta-feira da Décima Segunda semana do Tempo Comum.

- Todos nós somos conduzidos pela beleza. Em ocasiões importantes, vestimos as melhores roupas que temos para ficarmos belos e tornar aquele momento o mais significativo possível. Embelezar o exterior não é o suficiente ou mesmo necessário no caminho de seguimento a Jesus. As lógicas do Reino de Deus e do anúncio do Evangelho são simples, embora não fáceis de se viver. Peça ao Senhor que te ajude a anunciar o Evangelho com fidelidade à sua proposta e assim produzir frutos bons.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 7, versículos de 15 a 20.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis.

- Jesus adverte seus discípulos a não se deixarem levar pelos falsos profetas e, sabendo que os falsos profetas se fazem passar por verdadeiros, ajuda os discípulos a reconhecerem em quem se deve confiar pelos frutos que suas palavras produzem. De fato, uma boa árvore só pode produzir bons frutos. Uma primeira movimentação nossa seria a de olhar e averiguar as ações que as pessoas próximas a nós estão realizando. Entretanto, na lógica do evangelho primeiro temos que olhar se as nossas ações estão coerentes com nossa aparência. Peça ao Senhor luz de discernimento a cada passo de sua vida.

- Quais tipos de frutos você produz em sua vida? O que eles revelam sobre você? Quais são os falsos profetas de hoje, que nos chegam pela televisão, redes sociais e pelas revistas... O que prometem, você os corta pela raiz ou os segue?

- “Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons”, diz Jesus. Quando avaliamos nossa vida, é preciso fazer isso com os olhos de Jesus. Do contrário, acabamos caindo em um fatalismo, no qual nos enxergarmos sem qualquer esperança de mudança em nossa vida. Coragem! Deus nos chama à vida! Ainda é tempo e ainda há tempo para produzir frutos bons. Como nos diz Fernando Pessoa, em seu heterônimo Alberto Caeiro, no Poema XXIV, o essencial é aprendermos a ver nossos frutos, não somente nossa beleza externa:

“O essencial é saber ver,
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê
Nem ver quando se pensa.
Mas isso (tristes de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender”.

- Peça ao Senhor que você possa olhar seus frutos pelo olhar Dele. E, que Ele acolha suas fragilidades e te anime a viver o seu melhor a cada dia.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário