quarta-feira, 22 de junho de 2022

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 22/06/2022

ANO C


Mt 7,15-20

Comentário do Evangelho

É preciso prudência e discernimento para não se deixar enredar por discursos aparentemente persuasivos.

Quem são esses falsos profetas contra os quais Jesus previne os seus discípulos? O verdadeiro profeta é portador da Palavra de Deus, fala e age por inspiração de Deus; por isso, o que ele diz se realiza. O Deuteronômio dá o critério para reconhecer o falso profeta: usa o nome de Deus, mas na verdade a palavra é sua, por isso não se realiza o que ele profetiza (Dt 18,22; cf. 13,2-6). No início da Igreja, como em todos os tempos até os nossos dias, havia pessoas que confundiam os fiéis e os induziam a uma falsa doutrina e, com isso, criavam divisões na comunidade. O autor da segunda carta de Pedro diz que eles usam das pessoas (2Pd 2,1-3), ao invés de servi-las. É preciso prudência e discernimento para não se deixar enredar por discursos aparentemente persuasivos. É o testemunho e a coerência da vida cristã que dá credibilidade ao ensinamento. O autor da carta de Tiago, contra os pretensiosos, afirma: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo bom comportamento suas obras repletas de docilidade e sabedoria” (Tg 3,13).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.
Fonte: Paulinas em 25/06/2014

Vivendo a Palavra

Jesus nos adverte contra os falsos profetas. Não poucas vezes nós caímos na tentação e nos tornamos falsos profetas para o irmão. O Profeta verdadeiro ouve Deus com humildade; vive o que ouviu com alegria; anuncia o Reino do Céu com amor e denuncia o anti-reino com coragem. Cuidemos para não sermos falsos profetas!
Fonte: Arquidiocese BH em 25/06/2014

VIVENDO A PALAVRA

Jesus, o Mestre, nos ensina a avaliar nossa fé e o cumprimento da missão de cristãos pela qualidade dos frutos que produzimos nos nossos ambientes. Somos fonte de paz, de luz, de harmonia e de sincera alegria por nos sabermos amados pelo Pai – ou, trazemos discórdia, tristeza, sombras, cargas pesadas para serem suportadas pelos irmãos?
Fonte: Arquidiocese BH em 27/06/2018

Reflexão

Existem profetas que falam o que as pessoas gostam de ouvir e existem profetas que falam o que deve ser dito. O falso profeta é aquele que fala o que a pessoa gosta de ouvir, de modo que ela não muda de vida e não produz fruto algum, vive uma espiritualidade estéril; ele vive de acordo com a situação porque esta lhe é favorável e satisfaz seus interesses. O verdadeiro profeta fala o que a pessoa precisa ouvir para converter-se, mudar de vida e produzir frutos que permaneçam, ele não aceita a situação atual, marcada pelos privilégios e pecados e quer que ela mude, porque o seu interesse é que o Reino de Deus aconteça na história dos homens.
Fonte: CNBB em 25/06/2014

Recadinho

Os que convivem comigo me conhecem por meus frutos? - Produzo frutos bons? - Meu semblante é o reflexo do que vai em meu coração? - Respeito a árvore de minha vida fazendo com que ela produza bons frutos, frutos que permaneçam? - Que frutos tenho dado para o ambiente onde vivo?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 25/06/2014

Reflexão

O alerta de Jesus vale tanto para os membros da comunidade cristã, quanto para os de fora. Tradicionalmente, profeta é quem fala em nome de Deus. O verdadeiro profeta se dispõe a dar a vida por Deus a quem ele serve. O falso profeta, porém, pode até ser brilhante e convincente no modo de se comunicar, mas o faz em defesa dos próprios interesses. Como distinguir entre o falso e o verdadeiro profeta? Como evitar ser engambelado pelo falso profeta? A saída é conferir o modo de vida dele. Como trata a família; qual é a qualidade de sua relação com Deus; se habitualmente prejudica o empregador; se explora o empregado: estes são alguns critérios que mostram se ele é pessoa honesta e confiável. Cabe um exame de consciência para certificar-nos até que ponto somos profetas autênticos.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 27/06/2018

Reflexão

O alerta do Evangelho de hoje é sobre o cuidado com os falsos profetas. Como distingui-los? Pelos frutos; esse é um teste infalível. As ações e as práticas revelam quem são. A vestimenta e as bonitas palavras podem enganar. O verdadeiro profeta é aquele que anuncia a mensagem do Mestre, revelada no Evangelho, e denuncia tudo o que deteriora a vida das pessoas. Os falsos profetas são como lobos que se aproximam das pessoas para alimentar seu ego e seu interesse. A advertência de Jesus é para todos os que se dizem seus seguidores, mas principalmente para as lideranças das comunidades. O ensinamento de hoje se refere também aos critérios para discernir as ideologias e os programas propostos pelos poderosos em favor de alguém. Os meios de comunicação podem manipular as mentes em favor de objetivos obscuros das elites.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)

Meditando o evangelho

FALAR E AGIR

O discípulo do Reino sabe compaginar, perfeitamente, palavra e ação. Sua vida decorre de sua pregação, a ponto de seu testemunho de vida ser o melhor atestado da veracidade de suas palavras. Caso contrário, atuaria na comunidade como um falso profeta. A falsidade, neste caso, poderia acontecer de duas formas. A primeira consistiria em desconectar vida e pregação. A outra se dá, quando alguém cultiva uma virtude aparente, sem consistência. É o que se chama hipocrisia. Por fora, dá mostras de ser virtuoso, quando, de fato, é um grande perverso.
A comunidade cristã não está isenta de ver-se às voltas com pessoas deste tipo. Jesus alertou os discípulos e lhes indicou um critério para verificar a autenticidade das palavras do pregador cristão: observar se ele as pratica. De nada valem suas palavras bonitas, bem expressadas e convincentes, se não são vividas por quem as anuncia. Será preciso acautelar-se de tais pregadores, pois dizem, mas não fazem. Se, pelo contrário, a vida do pregador cristão corresponde à sua pregação, aí sim, será prudente dar-lhe ouvidos, pois "toda árvore boa só dá bons frutos".
Com este critério, os discípulos estavam aptos para precaver-se dos lobos infiltrados na comunidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de sinceridade, faze com que minha vida seja sempre mais coerente com minha fé e minhas palavras.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Os Frutos não mentem...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O que caracteriza e dá identidade a uma laranjeira são evidentemente as laranjas colhidas dos seus galhos, a Videira a mesma coisa, sabemos que na parreira iremos encontrar os deliciosos cachos de uva, já um espinheiro nada vai dar além de espinhos, também não se pode esperar algum fruto de uma moita de urtigas. Este raciocínio é óbvio demais, entretanto, é essa comparação que Jesus faz para falar com os discípulos sobre o perigo dos falsos profetas de ontem, e dos falsos cristãos de hoje, que além de nada produzirem de bom, ainda contaminam a comunidade com suas ideologias aparentemente cristãs, mas que trazem incertezas, intrigas e divisões.
Os que ocupam cargos de coordenações dentro da grande Eclesia, ou mesmo nos nossos movimentos, tão importantes na evangelização da pós modernidade, podem sim, ter segundas intenções naquilo que fazem. É preciso ter cautela pois é fácil identificar a autenticidade dessas lideranças, pelos seus frutos. Nos dias de hoje em nossas comunidades o grande pecado ainda são as divisões e aí os tais Falsos Profetas são os principais articuladores.
Podemos atualizar este evangelho e filtrar melhor certas conversas e conselhos. Lideranças que se preocupam excessivamente só com a sua pastoral ou Movimento, não dando muita importância a comunhão com a paróquia como um todo. Pessoas que defendem de unhas e dentes os interesses da SUA comunidade, contra o bem comum de toda a paróquia. Pessoas que fazem duras críticas a outras lideranças, e tentam ainda colocar o povo de Deus contra os Ministros ordenados, tornando a público suas falhas e pecados.
Pessoas que querem dominar a tudo e a todos, brigando com quem quer que seja, para defender seu ponto de vista, sempre acreditando e dizendo que só quer o melhor para a paróquia. Os frutos de quem semeia tanta discórdia, inimizada e intriga, logo vem, e são azedos e intragáveis. As ações do agente de Pastoral autêntico, ao contrário, sempre promovem a união e comunhão de vida, sempre valoriza as demais pessoas e usa de misericórdia e compreensão com quem errou. Os frutos dessa ação são doces e saborosos, portanto, Jesus pede neste evangelho, para não dar ouvido a quem parece ser tão bonzinho, mas que no fundo é cordeiro disfarçado de Lobo...

2. Pelos seus frutos os conhecereis
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

É pelo fruto que se conhece a árvore. É o caminho mais curto para identificar a árvore desconhecida de quem a vê. O abacateiro produz abacate e a jaqueira, jaca. Produzido o fruto, árvore e fruto se tornam conhecidos e formam uma unidade. Tal conhecimento é necessário para que não haja nenhum julgamento precipitado. E o conhecimento não é teórico, é experimental. Uma bela árvore carregada de frutas que você conhece, numa área de muitas crianças, indica alguma coisa estranha. Por que as crianças não apanharam as frutas e por que riem quando você pede que lhe providenciem uma dúzia, já que estão à disposição? Você as conhece menores e doces, e naquela região são maiores e ácidas. A árvore é bela, os frutos também, o sabor, porém, castiga. Não há quem o suporte. Em assuntos religiosos, como em assuntos políticos, os discursos são muitos e até bem articulados, mas podem ser enganosos. O político promete e não faz, e o que faz é defraudar o povo, desviando o que lhe é devido. O religioso amealha juntando ofertas polpudas, e o que prega não faz. O desacordo partidário e o desacordo na crença não significam automaticamente que um seja pior do que o outro. É preciso olhar os frutos para reconhecer a árvore. O bom fruto é sempre o que se faz em favor dos empobrecidos.
Fonte: NPD Brasil em 27/06/2018

HOMILIA

OS FALSOS PROFETAS

Jesus no evangelho de hoje chama-nos a uma vigilância redobrada. Devemos estar sempre de sobreaviso com respeito aos falsos profetas: Cuidado com os falsos profetas. Quem são e o que fazem? São pessoas que nos querem convencer de que têm mensagens de Deus, para tirar vantagens da nossa credulidade.
Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. São todos aqueles que se disfarçam colocando uma capa de humildade e mansidão para se parecer com os verdadeiros crentes, mas na realidade são ferozes destruidores, cujo intuito é tirar proveito dos imaturos, dos instáveis e dos ingênuos que lhes dão ouvidos, afastando-os de Cristo e da Sua Palavra.
Se estivermos em atenção máxima, o Senhor no-lo declara: pelos seus frutos os conhecereis. Talvez possam parecer convincentes pelas suas palavras e pela sua falsa aparência, mas eles se revelarão pelo seu procedimento. Lembra-nos Jesus que, os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas.
Os que realmente são de Deus dão bons frutos. E segundo São Paulo estes frutos são: o fruto do Espírito é caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, bondade, justiça, e verdade.
Os falsos profetas serão reconhecidos pela falta destas virtudes, e serão denunciados pela Palavra de Deus. Seu destino é serem lançados no fogo, a perdição eterna.
A ti meu irmão, minha irmã me dirijo. Que tipo de árvore tu és? Pelos teus frutos serás reconhecido se és bom ou mau. És bom ou mão profeta? O mundo está cheio de profetas da desgraça. Por isso, chega dos que já temos.
Neste evangelho Jesus quer te dar uma chance de mudares de vida. Inxerta-te n’Ele que é a Videira que tem como agricultor o seu próprio Pai, afim de que possas dar frutos bons.
Quero lembrar-te de que o bom profeta não é aquele que diz e faz o que o povo gosta e quer de fazer e ouvir. Mas sim, aquele que diz o que o povo deve fazer e ouvir para se poder salvar. Isto muitas vezes o coloca em risco, em perigo e até o leva ao derramamento de sangue.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 25/06/2014

REFLEXÕES DE HOJE


Fonte: Liturgia Diária Comentada em 25/06/2014

HOMILIA DIÁRIA

Conhecemos uma árvore de Deus por seus frutos

Só se conhece uma árvore, quando ela vive aquilo que prega e não faz da Palavra de Deus um meio para se enriquecer e para se tornar mais do que os outros.

“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes” (Mateus 7, 15).

Nós, na maturidade da fé, não podemos nos deixar encantar por palavras bonitas, palavras que parecem prodigiosas, mas, no fundo, são enganosas. Falar de Deus não é difícil não! Hoje existem cursos, artes de oratória e treinamentos para que se fale tudo que se possa de Deus, muitas vezes, de modo até melhor do que nós cristãos. Conheci gente que nem acreditava em Deus, mas sabia tudo da Bíblia – leu, estudou, analisou, criticou e fez dela o que quis.
Conhecemos uma árvore, quando ela é de Deus, pelos frutos que ela dá e, às vezes, achamos que os frutos vão fazer muitos milagres, curar ali e aqui, coisas que satisfaçam aquilo que nós queremos. Os frutos que Jesus nos fala são os frutos do Espírito.
Só se conhece uma árvore quando ela é boa, quando ela é generosa, quando ela é afável e mansa, quando ela, na verdade, vive aquilo que prega e não faz do Evangelho, não faz da Palavra de Deus, um meio para se enriquecer e para se tornar mais do que os outros.
Não nos convém julgarmos nenhuma religião, não nos convém julgarmos nenhum homem, nenhuma mulher, porque o julgamento cabe somente a Deus; mas cabe a nós termos o discernimento e a sabedoria para não sermos iludidos e enganados no mundo em que nós vivemos.
A Igreja, desde os seus primórdios, tem sofrido devido a vários daqueles que se dizem pregadores, seguidores do Senhor e, na verdade, não vivem ou não pregam o Senhor como os apóstolos o faziam. Os tempos se passaram e se multiplicam os falsos profetas e se multiplicam as falsas igrejas. É verdade que vivemos no mundo da liberdade religiosa; e como nos faz bem a liberdade de culto, a liberdade de pregar, a liberdade de anunciar [nossa fé]. A liberdade só não pode ser um pretexto para o erro, para a ilusão e para o engano.
Existem tantas coisas boas, existem tantas pregações maravilhosas, existe muita vivência de Deus em outras igrejas que não são católicas; existe muita bondade, existe muita vivência do mandamento de Jesus até em igrejas que não são cristãs, mas não cabe a nós dizermos que tudo é bom e que basta falar de Deus. Este talvez seja o maior dos enganos e um tremendo mal para os nossos dias.
É preciso discernir o que, de fato, é de Deus, é preciso olhar as obras e os frutos que estão sendo gerados. Não são imagens bonitas na televisão, não é o choro, não são as lágrimas que esperamos da pregação do Evangelho; o que se espera é que essa pregação favoreça a união, o bem e, sobretudo, o amor entre os irmãos.
Onde se vive o amor, Deus ali está presente! Onde se prega o dinheiro, curas e tantas outras coisas acima do amor de Deus devemos questionar e nos rever e olhar para dentro de nós e perceber se estamos sendo verdadeiros profetas de Deus e se estamos verdadeiramente vivendo Seus mandamentos ou não.
Que Deus hoje nos dê a graça de olharmos para dentro de nós para não nos enganarmos e não enganarmos a ninguém na vivência da Palavra do Senhor!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 25/06/2014

HOMILIA DIÁRIA

Tomemos cuidado com a falsidade do mundo

A Palavra de Deus tem o poder de depurar e purificar tudo aquilo que tomou conta deste mundo, que não é autêntico

“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes” (Mateus 7,15).

A grande advertência de Jesus para nós, no Evangelho de hoje, é cuidarmos daquilo que é falso. Existe falsificação em tudo, há falsos profetas, falsas profecias, falsas palavras, ensinamentos e ditados. Estamos em um mundo falseado e falsificado.
Precisamos ter cuidado com aquilo que não é autêntico nem verdadeiro, com aquilo que não edifica nem constrói. A questão é que, num primeiro momento, não temos a sabedoria, porque nos deixamos levar por coisas falsas, acostumamo-nos a comprar coisas que pareciam boas, mas não eram, a comprarmos coisas enganosas como se fossem certas. Acostumamo-nos a falar coisas erradas para as pessoas, ensinar coisas erradas como se fossem certas. No mundo em que vivemos, parece muito comum usar o errado e o falso como se fossem corretos e verdadeiros.
A Palavra de Deus tem o poder de depurar e purificar tudo aquilo que tomou conta desse mundo que é falso, que não é autêntico. Precisamos deixar que a Palavra de Deus realize isso na nossa vida e no nosso coração.
O Evangelho de hoje não é para ficarmos dizendo: “Olha aquele profeta, aquele pregador, aquele de outra religião, é um falso profeta”. O Evangelho de hoje é um apontamento para termos cuidado com tudo que é falso no nosso meio, na igreja em que frequentamos, no mundo em que estamos, nas relações que estabelecemos e para além de nós.
Papa Francisco tem me chamado bastante a atenção sobre a realidade das Fake News, e aqui não quero me referir somente às Fake News do mundo político, que é uma preocupação do mundo em que estamos. Existem muitas Fake News no mundo cristão, e no mundo católico, nem se diga! São pessoas de igreja, de grupos que não têm muita moderação, muita reflexão no que fazem, e simplesmente pegam as coisas e vão repassando. Se recebe uma coisa que parece bonita, bombástica ou profunda demais, você não reflete, não sabe de onde vem, quem mandou, quem fez.
Não é só porque a pintura é bonita ou porque o desenho está bem feito, porque tem o nome do padre tal, do fulano tal, que significa que aquilo é autêntico.
O mundo de hoje é o mundo da velocidade, e hoje a velocidade do que é falso é, mais do que nunca, espalhado. O mundo vai dar conta do mundo, mas o problema é que nós cristãos estamos tendo atitudes mundanas quando permitimos que, por meio de nós – seja pela nossa boca, pelo uso das nossas redes sociais – espalhe o que é falso, o que não é correto e mentiroso.
Cuidado com os falsos profetas, cuidado com as falsas profecias, cuidado com as coisas falsas que nós recebemos e espalhamos como se fossem verdade, pois para recolhermos não damos conta!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 27/06/2018

Oração Final
Pai Santo, que a Tua Palavra penetre em nós e nos dê força para vivê-la com alegria. Com a nossa vida nós daremos testemunho do processo de conversão que assumimos. Anunciaremos com esperança o teu Reino de Amor, que já está em nós, e denunciaremos o mal do mundo, que mata os irmãos de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 25/06/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, que o brilho sedutor das luzes do mundo não nos engane. Ajuda-nos a buscar a alegria verdadeira de nos sentirmos teus filhos muito amados e dispostos a testemunhar aos companheiros de peregrinação o teu cuidado de Pai que também é Mãe de todos nós. Pelo Cristo Jesus, que é teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário