terça-feira, 21 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 21 de junho, 3ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum| Memória de São Luis Gonzaga


21 de junho, 3ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum| Memória de São Luis Gonzaga

- Hoje é dia 21 de junho, 3ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum. Memória de São Luis Gonzaga.

- As nossas noites nem sempre coincidem com as horas noturnas. Por vezes, são bem mais longas e assustadoras. Hoje, se considere irmão daqueles e daquelas que, por qualquer motivo, deixaram a noite instalar-se na sua vida. E procura que a sua oração seja um tempo de luz, para poderes levar a luz de Deus à vida dos teus irmãos. Peça ao Senhor que te ajude a ser luz neste mundo, tão carente da verdadeira luz que é Ele mesmo.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículos 6 e 12 a 14:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram"!

- Jesus ensina sobre o caminho que leva à vida verdadeira e plena é uma porta estreita. É difícil passar por ela, mas ainda assim é uma passagem que existe. Com esperança e boa-vontade o discípulo deve caminhar, lançando as sementes do anúncio e fazendo aos outros o que ele gostaria de receber. A partir deste Evangelho, é importante pensar como têm sido nossas ações, se elas atendem ao critério de Jesus. Peça ao Senhor força e coragem para entender como agir em cada situação e, assim, levar adiante o anúncio do Evangelho com alegria e paz.

- É pelo caminho estreito que se chega à felicidade. Será que você já descobriu esta verdade? Você tem sido atento para não se desviar do rumo do caminho da vida verdadeira?

- “Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!” diz Jesus. A partir do evangelho de hoje o Pe. Francys Silvestrini Adão reza assim:

Ao longo de minha vida
fui acumulando
tantos conhecimentos
muitas experiências
inúmeros bens
Mas hoje escuto Teu alerta
e compreendo que
a passagem para a Plenitude
não se faz com excesso de bagagem
Quanto esforço é necessário
para que eu deixe de lado
aquilo que é só penduricalho
para abraçar enfim o essencial
Sim, Mestre e Amigo
quanto mais me esvazio
das coisas supérfluas
mais descubro a beleza de tantos rostos
que habitam meu coração
São eles que me conduzem ao Teu Céu
ao abrir estreitas brechas em
minha pretensão de autossuficiência
com seu olhar generoso
com seu silêncio atencioso
com seu abraço acolhedor
Obrigado por me mostrar que
a Porta do Teu Reino
tem o exato tamanho
do que sou de verdade
quando gratuitamente
amo e me deixo amar

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a crescer no amor cada dia um pouco mais e assim ser luz em meio a escuridão da guerra, da fome, da violência. Peça também que Ele faça do seu coração porta aberta para o Reino de Deus.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário