terça-feira, 14 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 14 de junho, 3ª feira da 11ª semana do Tempo Comum


14 de junho, 3ª feira da 11ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 14 de junho, 3ª feira da 11ª Semana do Tempo Comum.

- Hoje não permita que a tristeza faça morada no seu coração. Não dês lugar a inveja, ao ciúme ou a raiva. Lembre-se das palavras de São Paulo: “Cristo amou-me e entregou-se por mim”. Na certeza de que este amor de Cristo dará frutos de transformação na sua vida, começa este tempo de oração.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 43 a 48:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:"Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".

- Lendo este belo trecho do Evangelho de Mateus, você pode imaginar Jesus reunindo os discípulos e ensinando acerca de uma forma mais radical de amar. Jesus conhecia intimamente aqueles que chamou para o seguir. Ao estar com eles, o Mestre ensina com a própria vida o que o projeto de Deus quer: a salvação de todos. Jesus parte da realidade de vida de cada um e quer livrar os discípulos da superficialidade das relações humanas baseadas nas retribuições: “amo a quem me ama e o que isso pode me proporcionar”. É o amor de entrega que Jesus quer ensinar para os seus. Que com nossas histórias e imperfeições sejamos tocados pela perfeição do amor de Deus.

- Como é possível perdoar aos inimigos? O que você tem feito pelos que são menos próximos ao seu coração? Você tem reta intenção de os amar, ou os deixa num lugar comodamente arrumado, entre o esquecimento ou o desprezo?

- “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” diz Jesus. E é este o desafio que nos é proposto em cada dia. O segundo dos dois maiores mandamentos de Jesus é amar os outros como amamos a nós mesmos. Amar e perdoar a nós mesmos muitas vezes pode ser o desafio mais difícil. Sabemos que Deus perdoa. Se é assim, então não perdoar a nós mesmos é nos colocarmos como um juiz superior a Deus. Martin Luther King disse essa frase:

“A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso.'

- Termina sua oração rezando pelas pessoas que você não gosta, não se identifica. Peça ao Senhor para arrancar da sua vida tudo o que é egoísmo, ódio e desamor. Peça-lhe também a graça da santidade.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário