segunda-feira, 13 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 13 de junho, 2ª feira, dia de Santo Antonio de Pádua


13 de junho, 2ª feira, dia de Santo Antonio de Pádua

- Hoje é dia 13 de junho, segunda-feira, Memória de Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja.

- Quando celebramos a festa de um santo, recordamos sua vida, suas ações e nele vemos um caminho de seguimento a Jesus Cristo. Por isso ser devoto é olhar para quem nos precedeu na caminhada de fé e baseado em seu testemunho de vida, recriar em nós atitudes que nos aproximam de Jesus. Cada Santo traz consigo um traço da vida de Jesus, algo no qual ele se identificou com Jesus. Santo Antônio, embora tenha a fama de ser casamenteiro, destacou-se na verdade pela pregação da Palavra de Deus. Que sua memória, celebrada hoje, nos leve a ter maior amor e dedicação à Palavra de Deus no dia a dia de nossa vida.

- Abra os ouvidos e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus Capítulo 5, versículos 38 a 42.

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.”

- Jesus não veio para abolir a Lei, mas para dar-lhe pleno cumprimento. Ele coloca a Lei a serviço da vida, por isso, devemos ser perfeitos no amor, ir além do estabelecido pela Lei. Agir com misericórdia, pois é desta maneira que o Reino de Deus ganha força e se manifesta na nossa história. Ainda que esse modo de agir seja algo exigente, não é impossível e isso o próprio Jesus nos mostrou. Ele trilhou o caminho da misericórdia e do amor para nos mostrar que temos condições de segui-lo. Ser misericordioso, ser generoso e buscar a paz é um caminho de santidade. E todo nós somos chamados a ser santos. Peça ao Senhor que te ajude a viver a misericórdia no dia-a-dia.

- Você percebe de maneira amorosa o quanto o outro é precioso na sua vida? Você se sente desejoso de viver o amor aos irmãos e irmãs?

- “Não vires as costas a quem te pede emprestado”, diz o evangelho de hoje. O evangelho revela para nós as diversas vozes que nos rodeiam esperando a oportunidade de fazer parte de nossas decisões. Jesus é a voz que nos leva a necessidade de amar e servir, sobretudo, nossos inimigos. Para ajudar a refletir, acompanhe a “Oração a Santo Antônio de Pádua”:

A vós, Antônio, cheio de amor a Deus e aos homens,
que tiveste a sorte de estreitar entre teus braços ao Menino-Deus,
a ti cheio de confiança, recorro
na presente tribulação que me acompanha [...].
Peço-te também por meus irmãos mais necessitados,
pelos que sofrem e pelos oprimidos, pelos marginalizados
e aqueles que, hoje, mais necessitam de sua proteção.
Fazei com que nos amemos todos como irmãos
e que, no mundo, haja amor e não ódio.
Ajudai-nos a viver a mensagem de Cristo.
Vós, em presença do Senhor Jesus,
não cesses de interceder a Ele,
com Ele e por Ele a nosso favor ante o Pai.
Amém.

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que nos encaminha para o seu projeto de amor e misericórdia. Abra seu coração na presença do Senhor.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário