segunda-feira, 13 de junho de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,38-42 – 13/06/2022


Faça escolhas justas guiado pela graça de Deus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!” (Mateus 5,38-41).



Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus nos pede uma grande força de vontade nesse dia de hoje. Quanta força de vontade nós precisamos ter para não reagir diante do mal que se apresenta diante de uma injustiça sofrida, diante de uma situação que nós enfrentamos e que, muitas vezes, sentimentalmente nos pede uma reação calorosa. Quanta força de vontade!
Quanta força de decisão interior para não reagir diante desse mal, e é justamente isso: o mal nos faz reagir. Do contrário, o bem nos faz escolher. O mal não nos faz escolher uma opção certa e correta, o mal só nos faz reagir diante das provocações que nós vivemos. Mas a graça de Deus sim, a graça de Deus nos fortifica para as escolhas justas. Quanto mais nós nos abrirmos à ação de Deus, à ação da graça de Deus, mais nós teremos a capacidade de fazer escolhas justas, até mesmo diante das situações mais provocativas.
As reações são diferentes das escolhas sábias que nós podemos fazer. Somos, a todo momento, colocados diante de provas; somos, a todo momento, colocados diante de provocações e situações nas quais precisamos aplicar aquilo que está dentro de nós: o poder da graça de Deus, o poder que age a partir de nós, dentro de nós, para nos colocar sempre nas opções que nos levam para o caminho do Senhor.

Quanto mais nós nos abrirmos à ação de Deus, à ação da graça de Deus, mais nós teremos a capacidade de fazer escolhas justas

O Evangelho de hoje não pede de nós técnicas de autocontrole, como se nós pudéssemos ou apenas realizássemos uma técnica de respiração diante de uma situação provocativa, talvez a prática de yoga, uma meditação que nos levasse, por exemplo, a essa serenidade; repetir um mantra. Não! O Evangelho não nos pede esse tipo de postura, o Evangelho pede de nós uma escolha, uma escolha que é guiada por princípios, uma escolha que é guiada por uma experiência pessoal com o Senhor.
Por isso, o Evangelho de hoje nos dá o chamado, o apelo a fazer uma escolha igual ou contrária àquilo que o mal está sugerindo. Se o mal hoje se apresenta diante de você e lhe pede algo, a Palavra de Deus, o Evangelho, está pedindo para nós totalmente o contrário.
Não basta resistir à provocação do mal, precisamos contra-atacar, mas com um bem muito superior àquele mal; contra-atacar no sentido de dar àquela situação uma resposta completamente diferente e contrária àquilo que ela está pedindo. Como fazemos isso? Reforçando a nossa vontade interior, cultivando ainda mais a nossa intimidade com o Cristo, tocando cada vez mais no coração de Cristo que quer nos dar também essa capacidade extraordinária de pagar o mal com o bem, de fazer um bem sem olhar a quem.
Peçamos ao Senhor essa graça, nesse dia de hoje, que a Sua Palavra fortifique o nosso interior para que eu e você saibamos e consigamos fazer bem todas as nossas escolhas.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário