quinta-feira, 2 de junho de 2022

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JUNHO DE 2022



Intenção
Pelas famílias

Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.

Reflexão

A intenção do mês de junho, sobre a família, faz parte de um conjunto que inclui a de maio, sobre os jovens e a de julho, sobre os idosos. Assim, o Santo Padre pretende mostrar a família como o lugar privilegiado do encontro entre as várias gerações: entre a sabedoria e experiência do passado e o entusiasmo e projeto do futuro, o encontro entre a memória e o sonho. Para que este encontro aconteça é necessário que a família crie as condições para isso, como são a estima recíproca, a atenção, o silêncio, o dar importância ao outro. Por vezes, sucede que os mais velhos desvalorizam os mais novos, porque são diferentes, porque não pensam e agem da mesma forma que eles fizeram ao longo da vida, e os mais novos encaram os mais velhos como portadores de mensagens antiquadas e que não se adequam àquilo que são as suas perspetivas. É muito importante que esta intenção nos leve a refletir sobre a família como laboratório e coração das relações verdadeiramente construtivas e que dão valor ao lugar e função de cada um. A esse ponto se refere o Papa Francisco no Angelus de 27 de dezembro de 2020: “À imitação da Sagrada Família, somos chamados a redescobrir o valor educativo do núcleo familiar: ele deve fundar-se no amor que sempre regenera as relações e abre horizontes de esperança. A comunhão sincera pode ser experimentada na família quando é uma casa de oração, quando os afetos são sérios, profundos e puros, quando o perdão prevalece sobre a discórdia, quando a dureza diária da vida é suavizada pela ternura mútua e pela serena adesão à vontade de Deus”.
Se a família é o lugar desta aprendizagem, então daí nascerão caminhos de esperança para o mundo tão necessitado de encontro, diálogo e paz. É na família, em primeiro lugar, que se aprendem estas atitudes como aptidões sociais fundamentais.

Oração

Jesus, Maria e José, família de Nazaré
que nos mostrais o modo de proceder
para ser família e realização do reino de Deus;
queremos, como família cristã,
ser fiéis à vocação recebida,
amando-nos nos pequenos gestos quotidianos.
Queremos viver a nossa entrega com alegria,
sendo ponte e lugar de encontro,
famílias de portas abertas,
dando-nos e perdoando-nos sempre.
Queremos ser sal e luz, fermento e boa terra.
Envia-nos, Pai, o teu Espírito Santo,
para que alcancemos de ti o dom da santidade
na nossa vida familiar.
Amém.

Desafios

- Santidade na vida diária:
Fazer bem o que se tem de fazer, com alegria e pondo aí o coração inteiro.

- Escutar:
Pedir opinião a outros dentro da família acerca das próprias decisões, deixar-se ser interpelado por eles.

- Fazer-se responsável:
Prestar atenção às coisas em que se pode ser útil na família e assumir esse compromisso.

- Servir:
Servir quotidianamente nos pequenos gestos e tarefas, sem queixas nem pedir nada em troca.

- Amar com gratuidade:
Procurar viver e experimentar a misericórdia em família, perdoando e pedindo perdão.

Passo a Rezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário