quinta-feira, 5 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 5 de maio, 5ª feira da 3ª semana da Páscoa


5 de maio, 5ª feira da 3ª semana da Páscoa

- Hoje é dia 05 de maio, 5ª feira da 3ª Semana de Páscoa.

- Temos o ditado popular que diz “ver para crer” e muitas vezes em nossa vida fizemos uso dessas palavras para confirmar uma decisão. Jesus nos diz que a escuta é o elemento essencial para se colocar a seu seguimento. Afinal, é por meio dela que percebemos Jesus nos chamando e, como resposta, saímos de onde nos encontramos e nos colocamos no caminho até ele. O uso da palavra “atrair” significa que Deus nada nos obriga, pois é preciso que o sim a Ele seja feito em liberdade. Assim, a escuta e a resposta são as condições para a fé se iniciar e se fortalecer. Peça ao Senhor que aumente sua fé.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 6, versículos de 44 a 51.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'.

- A fé não é fechar-se em um conjunto de normas, mas é adesão ao plano salvífico do Pai, manifestado no Filho pela força do Espírito Santo. Experimentamos um caminho novo, diferente da geração saída do Egito. Eles comeram o maná, mas morreram. A finalidade desse alimento era apenas sustentar durante a travessia do deserto. Agora, um novo alimento nos é dado e com uma finalidade diferente. Este alimento é o pão descido do céu, quem dele comer não morrerá. Este pão é a carne de Cristo para a vida do mundo. Peça ao Senhor que te ajude a também tornar-se pão, ou seja, eucaristia, para gerar vida nova onde vives.

- Neste período de Páscoa, como está a minha escuta da Palavra? Como tenho respondido ao convite diário de Deus a ir até ele e segui-lo? Será que a condição “ver para crer” é essencial para se tornar discípulo de Jesus?

- “Eu sou o pão vivo descido do céu”, diz Jesus no evangelho de hoje. Deus, tão providente como sempre, sabe que ao longo do caminho precisamos de pausas para nos alimentar. A experiência fundamental é perceber que quem nos chama também nos alimenta, ou melhor, torna-se nosso alimento para conseguirmos dar um passo por dia. Nessa dinâmica, nos confiamos que este alimento dado hoje, também o será amanhã. Conforme a fé cresce, nossa confiança nesse Deus também aumenta. O alimento de ontem foi para ontem, o de hoje para hoje, e o de amanhã para amanhã. Assim, o caminho iniciado pela escuta nos pede uma reinvenção diária, como já dizia Cecília Meireles, no poema Reinvenção:

“A vida só é possível reinventada.

Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas...
Ah! tudo bolhas
que vem de fundas piscinas
de ilusionismo... — mais nada.

Mas a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

[...]”

- Termine sua oração agradecendo ao Senhor por ser teu alimento no caminho da vida. Peça também que Sua Palavra continue iluminando teus passos.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário