quinta-feira, 5 de maio de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 6,44-51 – 05/05/2022


Abra o seu coração para a graça de Deus

“Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna’” (João 6,44-47).


Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, existe uma força de atração que excede a nossa capacidade de ir ao encontro de Deus. Antes mesmo que nos coloquemos em Sua busca, Deus busca o nosso coração. Existe uma atração que vem de d’Ele: a graça de Deus que procura o coração de cada ser humano. Ele nos quer perto d’Ele! É essa força de atração que é exercida sobre nós, porque Ele nos quer perto de Seu coração e não distantes.
Existem realidades que jamais vamos encontrar dentro de nós, por isso, precisamos reconhecer e pedir isso para Deus, porque só Ele pode nos dar certas coisas e é capaz de preencher o nosso coração. Claro que, Deus provoca sempre a nossa liberdade, justamente para que não nos sintamos como marionetes, dominados ou anulados na nossa capacidade também de buscá-Lo também. Deus nos dá sempre a liberdade.

Abramos o nosso coração para que a graça de Deus nos impulsione ainda mais para o Seu serviço e para o Seu Reino

A nossa força é justamente esse movimento da liberdade. A força que está em nós é a nossa liberdade, que se chama: capacidade de escolha. Deus nos atrai para Ele, nos quer perto d’Ele, mas a nossa resposta, a nossa liberdade é a escolha de também querer nos aproximar de Deus. Dizia Santo Agostinho: “O Deus que nos criou sem nós, não nos salva sem nós”. Ele quer a nossa participação; Ele quer que a Sua força e graça atuantes em nós estejam unidas à nossa liberdade, à nossa escolha justa por Ele.
Você já imaginou que a força de Deus (que é a sua graça) mais a força humana (que é a capacidade de escolha) dariam a salvação? Nós seremos salvos se unirmos a nossa liberdade, a nossa escolha à força que Deus, que atua em nós e nos quer perto d’Ele. Por isso, hoje, abramos o nosso coração para que a graça de Deus, a força de Deus, agindo em nós, nos impulsione ainda mais para o Seu serviço e para o Seu Reino.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário