segunda-feira, 30 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 29 de maio, domingo da Ascensão do Senhor


29 de maio, domingo da Ascensão do Senhor

- Hoje é dia 29 de maio, domingo da Ascensão do Senhor

- Procura no seu interior um lugar de paz, um lugar onde seja possível escutar o silêncio, pois é aí que Deus fala. Não te perturbes, se não conseguires. Oferece ao Senhor o teu desejo e deixa que seja Ele a fazer aquilo que você não consegue. Neste dia em que a Igreja celebra a Ascensão, abra seu coração para escutar as palavras de Jesus. Nossa alegria é Cristo ressuscitado. Ele é a causa de nossa alegria. Ele nos dá vida em plenitude.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, capítulo 24, versículos 46 ao 53:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto'. Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

- A nuvem que “oculta” Jesus, enquanto subia ao céu, não está nos indicando sua “ausência”, mas uma forma distinta de sua presença. Significa que daqui em diante, Jesus estará presente entre nós através de seu Espírito, cuja missão é ser memória permanente e dinâmica para que não nos esqueçamos do que Ele disse e fez. Como Jesus, a única maneira de alcançar a plenitude da vida não é “subir”, mas é “descer” até o mais profundo de nosso ser. Aquele que mais desceu é o que subiu mais alto. Peça ao Senhor que também te abençoe para continuar sendo seu fiel discípulo a cada dia, descendo nas profundezas do seu ser e da vida.

- Jesus abençoa os discípulos e se afasta deles. Você é benção na vida das pessoas? Você usa as redes sociais para “bendizer” ou “mal-dizer”?

- “Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria”, diz o evangelho de hoje. Na experiência da Ascensão, somos movidos e recuperar o ardor e a fascinação pela pessoa de Jesus; somos chamados a ser mensageiros da “conversão pastoral” feita de alegria, beleza, proximidade, encontro, ternura, amor e misericórdia. O poeta e místico indiano Tagore diz assim num poema:

“Dormia e sonhava que a vida era alegria.
Despertei-me e vi que a vida era serviço.
Pus-me a servir e descobri que o serviço era alegria”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que envie seu Espírito e transforme a face da terra, marcada pela destruição do meio ambiente, pela exploração, pela miséria, fome e guerras. Que o Espírito Santo nos inspire maneiras de construir jeito novo de viver, feito de alegria e encontro.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário