segunda-feira, 23 de maio de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 15,26–16,4a – 23/05/2022


Abra o seu coração à ação do Espírito Santo

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo’” (João 15,26-27).



Veja, meus irmãos e minhas irmãs, aparece, no Evangelho de hoje, o primeiro ofício, o primeiro encargo, a primeira missão do Espírito Santo, que é dar testemunho de Jesus. O testemunho mostra factualmente, ou seja, no real, na praticidade, aquilo que se crê. O Espírito Santo, justamente, vem para dar testemunho, porque Ele mostra, na prática, aquilo que devemos crer.
As pessoas não precisam de explicações, as pessoas não precisam de uma doutrinação — entenda muito bem essa palavra —, as pessoas, primeiro, precisam de uma experiência, elas precisam do Evangelho pregado e vivido. Depois, sim, elas vão precisar conhecer os elementos da fé, elas vão estruturar a sua fé a partir daquilo que nós já temos nesses dois mil anos de tradição, que é o tesouro da nossa Igreja. Tudo isso virá posteriormente, mas as pessoas precisam tocar na essência do Evangelho, as pessoas precisam tocar no coração de Cristo, as pessoas precisam ver que o Evangelho é possível de ser vivido.
O Evangelho está aí e é o Espírito Santo que nos mostra essa verdade que Jesus nos ensinou, mas de uma forma muito prática. Por isso, que o discípulo também é chamado a testemunhar, e não apenas a dar um bom exemplo. Achamos muitas vezes: “Vou dar o testemunho”, ou seja, “preciso dar um bom exemplo”. Não é só um bom exemplo, porque testemunhar quer dizer abrir-se ao Espírito Santo em primeiro lugar, porque o Espírito foi o primeiro a testemunhar sobre Jesus Cristo.

Abramo-nos à ação do Espírito, para que Ele nos encoraje no testemunho do Evangelho

Então, testemunhar Jesus Cristo é nos abrirmos à ação do Espírito Santo, é deixar que Ele aja em nós e nos transforme. A raiz do testemunho está no Espírito Santo, a raiz do testemunho vive n’Ele, porque se não fosse o Espírito de Deus, seríamos meramente repetidores de ensinamentos.
Poderia ser um bom repetidor de muitas verdades, dos dogmas, de toda a Doutrina, mas preciso do Espírito Santo para que a minha Palavra tenha a eficácia; preciso do Espírito Santo para que a minha Palavra seja um testemunho na vida das pessoas de que Jesus Cristo é o Senhor e Ele está vivo.
Então, nesta preparação para a Solenidade de Pentecostes, abramo-nos à ação do Espírito Santo, abramo-nos à ação do Espírito para que Ele nos encoraje no testemunho do Evangelho.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário