segunda-feira, 25 de abril de 2022

Palavra se fez carne - 25 de abril, 2ª feira, Festa de São Marcos Evangelista


25 de abril, 2ª feira, Festa de São Marcos Evangelista


- Hoje é 25 de abril, segunda-feira, Festa de São Marcos Evangelista.

- O evangelho de hoje nos convida a anunciar ao mundo e a todas as pessoas a boa nova de Jesus, também a presença do seu reino entre nós. Somos desafiados, pelo Evangelista São Marcos, a continuar neste mundo a ação salvífica de Jesus, por meio dos sinais dele em nós e a pregar por toda a parte, sobretudo com nosso modo de viver, o Evangelho, o amor de Deus por nós. Peça ao Senhor a coragem de proclamar a sua Palavra, oportuna e inoportunamente.

- Escuta o Evangelho Segundo Mc 16,15-20

Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

- Marcos, cuja festa celebramos, nos coloca diante da cena final de seu Evangelho, elencando a missão que a comunidade dos discípulos deve continuar a realizar: expulsar demônios em nome de Jesus, falar de seu evangelho a todas as nações, vencer o mal, curar os doentes. A cena se encera com o até logo de Jesus, sua ascensão ao céu, sentando-se a direita de Deus e a coragem da comunidade apostólica que sai a pregar por toda parte sua Palavra, o Evangelho. Peça ao Senhor que te dê coragem para viver a missão que Ele te confia.

- Somos hoje corajosos como os discípulos de Jesus para anunciar em toda parte seu evangelho? Somos uma comunidade eclesial capaz de expulsar o mal e curar os irmãos em nome de Jesus Cristo?

- “Quem crer e for batizado será salvo”. Somos chamados hoje a crer e dar sentido de nossa fé, fazendo com que ela dê frutos saborosos ao mundo. Uma fé sem obra está morta. Ouça o poema Velhas Árvores, de Olavo Bilac

"Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!"

- Conclua tua oração pedindo ao Senhor que ao passar do tempo haja para ti possibilidades de crer ainda mais e ser como uma árvore, um sinal de abrigo e consolo aos outros. Suplica ao Senhor o dom da fé viva.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário