segunda-feira, 25 de abril de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 16,15-20 – 25/04/2022


Anunciai o Evangelho a toda criatura!

“Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!’. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao Céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos, então, saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam” (Mateus 16, 15; 19-20).


Palavra da Salvação! Porque essa Palavra chegou aos nossos ouvidos — fiz questão de dizer aquilo que o padre, ou diácono, diz ao final da leitura do Evangelho—, porque essa Palavra nos salvou, ela chegou aos nossos corações.
Hoje, na festa do evangelista São Marcos, nós temos a oportunidade de tocar neste Evangelho da saída: a saída dos discípulos para anunciar a Palavra do Senhor. Porém, os discípulos podem sair porque Deus saiu primeiro de Si; porque Deus, em primeiro lugar, fez esse movimento de sair de Si para ir ao encontro de cada ser humano, de cada criatura.

Fale do amor de Cristo; leve essa experiência do amor d’Ele a tantos corações que precisam dessa Palavra; anuncie o Evangelho!

Ao nos criar, Deus Pai saiu de Si; contemplava o Filho; e criava, no poder do Espírito Santo, todas as coisas, inclusive o ser humano. Depois, Jesus, ao sair de Si, também deu o Seu “sim” diante do Pai e encarnou-Se, por amor a mim e a você. Depois, ao sair de Si, o Espírito Santo desceu sobre Maria e os apóstolos, no cenáculo, e sobre cada um de nós, derramando sobre nós a Sua força e o Seu poder.
Por isso, a nossa experiência de fé precisa se tornar uma missão, uma saída. Aquela experiência que fazemos precisa também chegar à vida dos outros. A fé não pode ser para nós somente um anestésico para alguns momentos de dor, de dificuldade; a nossa fé precisa se tornar missão; a pessoa deve manifestar o bem que ela sente pela outra pessoa. É assim nas nossas relações humanas: quando você diz que ama alguém, você precisa manifestar o bem que você sente por ela em atos concretos.
Então, nós também precisamos manifestar a nossa fé concretamente, partilhando com o outro aquilo que nós recebemos. E isso nós precisamos vivenciar todos os dias da nossa vida. Em todas as oportunidades que tivermos no nosso dia a dia: no trabalho, na faculdade, na escola, com os companheiros de trabalho, na família, nós precisamos ser evangelizadores, anunciadores da Palavra do Senhor; alguém que realmente saiu de si para partilhar com o outro aquilo que recebeu.
Na festa do evangelista São Marcos, nós precisamos nos alegrar porque ele testemunhou os grandes feitos do Senhor, e ele também partilhou conosco. E, por ele ter dividido essa experiência de fé, essa Palavra — que acabei de ler para todos vocês —, chegou até mim e até você. Então, façamos o mesmo, saiamos de nós mesmos e anunciemos a Palavra do Senhor a toda criatura e em qualquer oportunidade que Deus nos der. Em todas as oportunidades que o Senhor nos der, falemos do amor de Cristo; levemos essa experiência do amor d’Ele a tantos corações que precisam dessa Palavra.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário