quinta-feira, 21 de abril de 2022

Palavra se fez carne - 21 de abril, 5ª feira, Oitava de Páscoa


21 de abril, 5ª feira, Oitava de Páscoa


- Hoje é dia 21 de abril, Terça-feira na Oitava de Páscoa.

- Depois dos discípulos de Emaús caminharem com Jesus e o reconhecem no “partir o pão”, eles foram testemunhar aos demais essa inesquecível experiência. De repente, o Mestre aparece com a saudação habitual: “A paz esteja convosco!” Os discípulos ficam assustados e com medo. Peça ao Senhor a graça do Espírito Santo para te conduzir do medo a coragem, daquilo que te paralisa à ressurreição.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 24, versículos 35 a 48:

Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 'A paz esteja convosco!' Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma.Mas Jesus disse: 'Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho'. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: 'Tendes aqui alguma coisa para comer?' Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: 'São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos'. Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso'.

- De assustados, os discípulos vão ficando surpresos. O medo vai dando lugar à alegria. Na refeição e na conversa se fazem comunhão. O Mestre vive e sua Palavra vai abrindo a inteligência e abrasando o coração deles. A Lei, os profetas e os Salmos vão ganhando mais sentido. O chamado em anunciar e em testemunhar o Senhor para o mundo é quase que inevitável: é impossível encontrá-lo e ficar calado, parado. A alegria transborda e impulsiona cada um a sair de si e propagar essa Boa Nova! Coloque nas mãos do Senhor seus medos, fadigas, ansiedade e tantas coisas que muitas vezes desanimam tua caminha cristã.

- O que você precisa testemunhar em sua vida? O que é preciso converter? O que é preciso perdoar? Que situações e pessoas precisam ouvir o testemunho de que Jesus está vivo no meio de nós? Que gestos de solidariedade expressam essa Boa Nova?

- “A paz esteja convosco!”, diz Jesus no evangelho de hoje. A graça da ressurreição vai provocando a verdadeira paz já desejada desde o início por Jesus. Com ela vai emergindo a coragem, a confiança, a fortaleza e a certeza de que você não está só. O medo vai sumindo. O cansaço também. A serena alegria vai tomando conta pouco a pouco de você. No poema “Oração”, diz assim a poeta Roseana Murray:

A todos os ventos
eu peço coragem
a cada estrela e estrada
ao mar que não morre nunca
eu peço coragem
e ao sol e à lua
e a todo o firmamento
a cada pássaro
a cada pedra
a cada bicho da terra e do ar.
Peço coragem a tudo o que vive agora
e ainda viverá
coragem para cavalgar os dias
navegar nas horas
e a cada minuto e segundo sonhar.

- Termina sua oração apresentando ao Senhor suas preocupações e as dúvidas que pairam em seu coração. Confie no Senhor e abra sua vida para Ele. Deixe o chamado Dele ser mais forte dentro de você e peça coragem para testemunhá-lo com gestos e com palavras seu Evangelho embasado no perdão e na conversão de vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário