segunda-feira, 18 de abril de 2022

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 16/04/2022

ANO C


Lc 24,1-12

Comentário do Evangelho

Noite Santa

Noite das noites, a Viga Pascal. Madrugada das santas mulheres que procuram entre os mortos aquele que está vivo. Delírio de mulheres, disseram os homens e foram verificar. Ele não está aqui. Ressuscitou. Anjos resplandecentes dão o anúncio às que se lembram das palavras de Jesus. É necessário o Filho do Homem ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e, no terceiro dia, ressuscitar. Aconteceu, afinal, como ele tinha dito. Pedro voltou para casa admirado, como admirados estavam todos. Ele falava da ressurreição, mas o que significava isso na prática? Onde está seu corpo agora? Ele foi depositado naquele túmulo. Esperando ver o Ressuscitado, a Igreja toda se reúne em vigília  para não ser surpreendida na hora em que ele aparecer. Nesta noite a luz do ressuscitado resplende no círio aceso que dissipa as trevas da noite. Que o Lúcifer matutino, não o demônio, mas o verdadeiro portador da luz, canta o diácono, encontre o círio pascal aceso e os fiéis em oração.
Côn. Celso Pedro da Silva, 'A Bíblia dia a dia 2016', Paulinas.
Oração
Pai, abra o meu coração para acolher os testemunhos verdadeiros da ressurreição de teu filho, sem me deixar contaminar pelos preconceitos.

Vivendo a Palavra

É madrugada. Em respeitoso silêncio, sigamos Maria Madalena e suas companheiras até o túmulo do Senhor. E, cheios de encantamento e esperança, lembremos o que diz o apóstolo Paulo em sua Carta aos Romanos: “Se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele no Reino do Céu.” A ressurreição dá sentido à Morte e à Vida!
Fonte: Arquidiocese BH em 26/03/2016

VIVENDO A PALAVRA

«Por que vocês estão procurando entre os mortos Aquele que está vivo?» A pergunta feita àquelas mulheres também é feita para nós, hoje. Para o Cristo Jesus a morte foi a porta para a Vida em plenitude, mostrando para os que O seguem, que a palavra final não é Morte, mas Ressurreição.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/04/2019

Reflexão

Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Jesus não pode ser encontrado entre os mortos nem nos sinais de morte que estão presentes na sociedade moderna. Páscoa é vida nova em Cristo, é a força da graça transformadora que muda escravidão em liberdade, pecado em santidade, morte em vida, trevas em luz. É força motivadora para a participação na missão da Igreja a fim de que o Ressuscitado seja conhecido, amado e louvado por todos. Páscoa é reconhecer a presença viva e atuante de Cristo na sua Igreja e no mundo.
Fonte: CNBB em 26/03/2016

Reflexão

O último capítulo do Evangelho de Lucas traça algumas cenas da ressurreição de Jesus. O texto de hoje relata a presença das mulheres junto ao túmulo onde fora posto o corpo do Mestre. É o primeiro dia da semana. Nova realidade nasce com a ressurreição de Jesus. Nova era inicia-se com a presença do Ressuscitado. Grande foi a surpresa das mulheres ao ver o túmulo vazio: não conseguiam acreditar no que viam. Personagens misteriosas esclarecem e anunciam que Jesus ressuscitou, como fora anunciado pela Escritura e como ele mesmo tinha falado. As mulheres são as primeiras mensageiras a levar a Boa Notícia: Jesus está vivo. Mas os homens não acreditam na palavra das mulheres. Pedro, representante do grupo, vai ao túmulo, constata e fica admirado com o que aconteceu. A grande Boa-Nova que as mulheres receberam dos dois homens e anunciaram é esta: Jesus está vivo na vida de Deus e na memória das pessoas; a vida triunfou sobre a morte. Portanto, não adianta procurá-lo no túmulo ou entre os mortos, pois ele está vivo. Jesus está com Deus, e Deus está presente no mais profundo mistério de nossa vida.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus  em 20/04/2019

Reflexão

No domingo bem cedo, as mulheres foram ao túmulo onde Jesus tinha sido posto. Certamente iam render-lhe homenagem, demonstrar afeto e cuidado pelo mestre e amigo que só fizera o bem e tivera um fim tão trágico: morte na cruz entre bandidos. Lá receberam a alegre notícia de que ele estava vivo e não deveria ser procurado entre os mortos. A lembrança das palavras de Jesus fez com que elas acreditassem que algo novo estava acontecendo e fizeram a ponte entre o fato da ressurreição e o anúncio aos apóstolos. A alegre mensagem que os “homens” deram às mulheres alimentou desde então a fé da Igreja: ele ressuscitou e está vivo entre nós! Elas foram as primeiras anunciadoras da melhor notícia que puderam divulgar. Crer na ressurreição de Jesus é tão importante que dá sentido à nossa fé e à nossa vivência cristã. O papa Francisco nos deixa bela mensagem: “A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais fascinante da história humana, que atesta a vitória do amor de Deus sobre o pecado e a morte e doa à nossa esperança de vida um fundamento sólido como a rocha”. A ressurreição de Jesus é expressão do amor do Pai que não aceita que seu Filho permaneça entre os mortos. Ele faz parte dos vivos na eternidade, à qual todos somos convidados.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)

Meditando o evangelho

À ESPERA DA RESSURREIÇÃO

A morte e a sepultura de Jesus impactaram profundamente os discípulos. Eles não compreendiam como o Mestre, tão justo e fiel a Deus, tivesse padecido a morte dos malfeitores; como tivesse sido reduzido à mais total impotência e fraqueza, já que se manifestara poderoso em gestos e palavras; como pudesse ter morrido no mais total abandono, tendo sempre vivido em profunda comunhão com Deus e servido incansavelmente ao povo. Quem havia considerado Jesus um Messias político e esperado dele a libertação do jugo romano, passava pela decepção de ver seus planos frustrados. Quem havia nutrido uma grande amizade por ele, chorava a perda do amigo querido, na dor da saudade de não tê-lo mais junto de si.
Num primeiro momento, a comunidade dos discípulos considerou a morte de Jesus num prisma puramente humano, não contando com a intervenção do Pai. Por isso, o dia seguinte à sepultura foi tempo de dor e perplexidade para eles, diante da perda do Mestre.
Porém, a Ressurreição ofereceu uma luz nova para a compreensão da morte de Jesus, e levou a comunidade cristã a transformar em tempo de esperança aquele que medeia a morte e sepultura do Senhor e sua Ressurreição. O grão de trigo, tendo sido lançado à terra e morrido, estava destinado a produzir frutos de vida para a humanidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, abre o meu coração para a esperança, que me leva a superar o desespero e a frustração diante do mistério da cruz.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Apesar de Você... Amanhã há de ser Outro Dia...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Difícil a gente se esquecer desse Samba do Chico Buarque de Holanda, cantor e compositor da MPB e dos melhores. Esse refrão era o grito de esperança que o poeta conseguiu arrancar da garganta de um povo triste e oprimido, pelo poder que o deveria proteger. Deus arrancou do fundo da terra, da escuridão do sepulcro seu Filho Jesus, grito de alegria não mais apenas de uma nação mas de toda humanidade. O poder religioso e imperialista daquele tempo tinham certeza de que haviam acabado definitivamente com Jesus de Nazaré e o seu sonho de um Reino Novo. A morte, a violência, a mentira, as falsas testemunhas, o grito de crucifica-o, crucifica-o, tudo havia ficado para trás, tudo havia passado como aquele sábado em Jerusalém, que mudou a história da humanidade e o destino de cada homem...
As mulheres compram perfumes para saudar a Vida Nova que estava chegando, era bem cedo, o primeiro dia da semana, ao nascer do sol... A primeira manhã da Nova criação, podemos imaginar o impacto positivo que aconteceu nas primeiras comunidades, ao lerem essa narrativa de São Lucas. Tudo novo, tudo renovado, bem longe vão as trevas da Sexta Feira Santa, agora tudo é luz, tudo é sol, tudo se refaz  com o Cristo que sai da terra e ressurge glorioso.
No caminho das mulheres havia uma pedra e depois da pedra o corpo inerte de um homem que elas amavam e queriam prestar-lhe a última homenagem, ungindo com aroma agradável o seu pobre corpo. De repente não havia mais pedra e no sepulcro a agradável surpresa, em vez de um morto um Ser Vivente de vestes brancas que dialoga com elas não um diálogo de amargura, de choramingos pela tragédia ocorrida, mas de Vida, de Boa notícia, da melhor Boa notícia que o mundo precisava ouvir: Na escuridão da morte brilhou uma Luz que nunca mais irá se apagar!
Nada de medo e de ficar olhando para o chão, essa é a postura de quem perdeu e foi tragado pela grande tragédia. Aquele que elas pensavam estar morto naquela tumba, está vivo!
O crucificado é o Ressuscitado! É o mesmo e não outro, o Cristo esmagado pelos homens ressurgiu na Glória de Deus, o túmulo está vazio. Algo de novo vai começar na Galiléia e caberá aos discípulos fazer ao mundo esse anúncio. O Cristão não anuncia uma possibilidade de Vida no pós morte: ele anuncia que a Vida verdadeira de cada ser humano está escondida em Cristo e que um dia será manifestada, Nele um dia experimentaremos esse gosto de Vitória, e o Vale da Morte que pensamos ser o nosso fim, é apenas um caminho que vai mais além, lá onde a LUZ de Deus manifestada aos Homens em Cristo Jesus se tornará definitiva.
Apesar do Mal, apesar da mentira, apesar da violência, da injustiça, apesar dos desânimos e fracassos, AMANHÃ há de ser outro dia e agora vem o melhor da nossa reflexão: Em Cristo esse novo AMANHÃ já chegou, para todos os que Nele creem e percorrem o caminho do Discipulado, alimentando essa esperança que não morre!

2. As mulheres lembraram-se das palavras de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Elas madrugaram, porque o amor madruga. Não o encontraram, porque o Amor já tinha madrugado antes. Não queria ser encontrado no domínio dos mortos. “Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo?” É preciso procurar entre os vivos aquele que está vivo. Não procurar um cadáver, mesmo se for para ungi-lo. Vida é movimento. As mulheres se movimentam. Voltam do túmulo e anunciam tudo aos Onze e aos outros. Pedro também se movimenta. Levanta-se e corre ao túmulo e o encontra vazio. Viu apenas os lençóis. Procuremos entre os vivos aquele que está vivo.
Fonte: NPD Brasil em 20/04/2019

HOMÍLIA DIÁRIA

Que as sementes da ressurreição brotem em nosso coração

É preciso deixar que as sementes da ressurreição brotem em nosso coração e que nossa vida testemunhe ao mundo que Cristo está vivo e no meio de nós

Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova” (Rm 6, 4).

Neste dia, em que nos preparamos para celebrar de forma tão solene a Vigília Pascal, a Ressurreição gloriosa de Cristo, precisamos ir até nossa alma, nosso coração e às decisões que fazemos em nossa vida, para que os acontecimentos pascais aconteçam dentro do nosso coração e da nossa vida.
Páscoa é a decisão de passar do homem velho para o novo, do homem que não conhecia Cristo ou O conhecia de forma superficial, para o homem que O conhece de forma profunda e apaixonante. Páscoa é transformação, libertação, restauração e vida nova! Páscoa não é apenas memória, recordação de um acontecimento passado, mas memória viva e atual, é a celebração, com Cristo, da vida nova que Ele nos trouxe.
É preciso deixar que as sementes da Ressurreição de Jesus brotem em nossa alma e coração, e que nossas obras e nossa vida testemunhem para o mundo que Cristo está vivo e no meio de nós!
Celebremos a Páscoa de Cristo com o coração renovado e com sentimentos novos! Nada de levar para frente as velhas mágoas, os rancores e ressentimentos antigos, nada de levar para frente aquilo que torna nossa vida viciante, velha e sem gosto; nada de cultivar sentimentos negativos, nada de permanecer na mesma tristeza e no inconformismo. Nada de perder a esperança e nos entregarmos ao desânimo, vencidos pelo cansaço, pela dor ou sofrimento.
A vida pode até continuar do mesmo jeito, porém, a cada dia, temos um leão a vencer, uma dificuldade a enfrentar, mas o gosto será outro e a visão diferente, quando soubermos transfigurar todas as coisas no olhar do Cristo ressuscitado.
Que a Páscoa não seja uma simples celebração daquilo que se realizou na vida de Cristo, mas que seja a celebração daquilo que Deus realiza em nossa vida. Ele nos tira da sepultura, da vida velha, e nos convida a cantar “Aleluia” e “Glória no mais alto dos Céus”, com a nossa vida e com nosso testemunho!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 26/03/2016

HOMÍLIA DIÁRIA

A luz da Ressurreição ilumina as trevas do nosso coração

“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia’” (Lucas 24,5).

Hoje, vivemos a feliz expectativa da Vigília Pascal, da celebração da ressurreição e da vida. Jesus não está morto, mas ressuscitou para a glória de Deus. Hoje, não vamos procurar um morto, vamos procurar Aquele que está vivo, vamos encher o nosso coração, os nossos sentimentos e todo o nosso ser da certeza da ressurreição e da vida.
Infelizmente, os sentimentos de morte, os sentimentos do fracasso, do desespero ainda tomam conta dos sentimentos de muitos de nós cristãos e seguidores do Crucificado e Ressuscitado.
Adoramos o Cristo na Sua Paixão, mas temos consciência de que Ele vive para sempre. Essa é a nossa fé, é a razão do nosso viver, é a alegria da nossa vida, essa é a esperança que temos para anunciar e gritar ao mundo: o nosso Senhor está vivo! E vamos encontrá-Lo a cada dia de nossa vida e levar aos outros a Boa Nova, essa grande verdade.
Não vivamos como se Cristo ainda estivesse morto, mas vivamos com a certeza e a convicção de que Ele está vivo. Levemos a vida nova que Ele nos trouxe, levemos as sementes da Ressurreição para todos os ambientes onde estamos, a começar pela nossa casa, pelo nosso lar, pois ali tem de ser a expressão mais viva de que Cristo está vivo.

Levemos as sementes da Ressurreição para todos os ambientes onde estamos, a começar pela nossa casa

O Cristo vivo renova todas as coisas, Ele tira a dor que, muitas vezes, nos visita e não sai mais de nós. Ele vem para arrancar a tristeza que deixa as almas e os corações em desalento, muitas vezes, sucumbindo como se estivesse à beira da morte. O olhar de quem se encontrou com o Ressuscitado é o olhar que vê todas as coisas sobre uma nova luz e uma nova perspectiva.
Deixemos que a luz de Cristo invada todo o nosso ser no dia de hoje! Começamos celebrando Jesus com um fogo novo, esse fogo da graça, a luz nova.
Que a luz da ressurreição ilumine as trevas do nosso coração, ilumine as nossas relações, nossa vida e tudo aquilo que fazemos.
Cristo está vivo, está ressuscitado, e Ele abençoa cada um de nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Oração Final
Pai Santo, chegamos com Jesus de Nazaré ao final da sua vida terrena, toda dedicada a fazer o bem aos irmãos. Contemplamos a solidão final, a condenação injusta, a dor do suplício, a agonia, a morte e o sepultamento. Mas, inspirados na Promessa, queremos ser testemunhas da sua gloriosa ressurreição, que nos conduz à libertação definitiva em teu Reino de Amor.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/03/2016

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, damos graças pela encarnação de tua Palavra Criadora. Que o teu Espírito nos faça compreender o dom inefável que nos ofereces – teu Filho Unigênito feito humano como nós – e nos dê força para segui-lo nesta vida em busca do teu abraço eterno. Pelo mesmo Jesus, o Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário