sábado, 26 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/03/2016

ANO C


Lc 24,1-12

Comentário do Evangelho

Noite Santa

Mãe de todas as vigílias! Nesta noite santa, toda a nossa história é recapitulada e faz todo sentido. Hoje a criação chega à sua plenitude: Cristo ressuscitou!
Nele, vencedor do mal e da morte, somos novas criaturas. A ressurreição de Cristo é o fundamento de nossa fé (cf. 1Cor 15,13-14). A ressurreição do Senhor abriu-nos as portas da eternidade.
As mulheres que vão ao túmulo pensando encontrar um morto, são surpreendidas pelo anúncio desconcertante de que ele vive, ressuscitou e está entre os vivos (cf. vv. 5-6). Será preciso outro olhar – o da fé. É na fé que o Ressuscitado é reconhecido e acolhido.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, abra o meu coração para acolher os testemunhos verdadeiros da ressurreição de teu filho, sem me deixar contaminar pelos preconceitos.
FONTE: paulinas em 30/03/2013

Vivendo a Palavra

É madrugada. Em respeitoso silêncio, sigamos Maria Madalena e suas companheiras até o túmulo do Senhor. E, cheios de encantamento e esperança, lembremos o que diz o apóstolo Paulo em sua Carta aos Romanos: “Se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele no Reino do Céu.” A ressurreição dá sentido à Morte e à Vida!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Jesus não pode ser encontrado entre os mortos nem nos sinais de morte que estão presentes na sociedade moderna. Páscoa é vida nova em Cristo, é a força da graça transformadora que muda escravidão em liberdade, pecado em santidade, morte em vida, trevas em luz. É força motivadora para a participação na missão da Igreja a fim de que o Ressuscitado seja conhecido, amado e louvado por todos. Páscoa é reconhecer a presença viva e atuante de Cristo na sua Igreja e no mundo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=26

Meditando o Evangelho

À ESPERA DA RESSURREIÇÃO

A morte e a sepultura de Jesus impactou profundamente os discípulos. Eles não compreendiam como o Mestre, tão justo e fiel a Deus, tivesse padecido a morte dos malfeitores; como tivesse sido reduzido à mais total impotência e fraqueza, já que se manifestara poderoso em gestos e palavras; como pudesse ter morrido no mais total abandono, tendo sempre vivido em profunda comunhão com Deus e servido incansavelmente ao povo. Quem havia considerado Jesus um Messias político e esperado dele a libertação do jugo romano, passava pela decepção de ver seus planos frustrados. Quem havia nutrido uma grande amizade por ele, chorava a perda do amigo querido, na dor da saudade de não tê-lo mais junto de si.
Num primeiro momento, a comunidade dos discípulos considerou a morte de Jesus num prisma puramente humano, não contando com a intervenção do Pai. Por isso, o dia seguinte à sepultura foi tempo de dor e perplexidade para eles, diante da perda do Mestre.
Porém, a Ressurreição ofereceu uma luz nova para a compreensão da morte de Jesus, e levou a comunidade cristã a transformar em tempo de esperança aquele que medeia a  morte e sepultura do Senhor e sua Ressurreição. O grão de trigo, tendo sido lançado à terra e morrido, estava destinado a produzir frutos de vida para a humanidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, abre o meu coração para a esperança, que me leva a superar o desespero e a frustração diante do mistério da cruz.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-26

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Que as sementes da ressurreição brotem em nosso coração

É preciso deixar que as sementes da ressurreição brotem em nosso coração e que nossa vida testemunhe ao mundo que Cristo está vivo e no meio de nós
“Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova” (Rm 6, 4).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/que-as-sementes-da-ressurreicao-brotem-em-nosso-coracao/

Oração Final
Pai Santo, chegamos com Jesus de Nazaré ao final da sua vida terrena, toda dedicada a fazer o bem aos irmãos. Contemplamos a solidão final, a condenação injusta, a dor do suplício, a agonia, a morte e o sepultamento. Mas, inspirados na Promessa, queremos ser testemunhas da sua gloriosa ressurreição, que nos conduz à libertação definitiva em teu Reino de Amor.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário