terça-feira, 12 de abril de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 19,28-40 - 10/04/2022


Nesta Semana Santa, ofereça tudo a Jesus

“Naquele tempo, quando chegou perto da descida do Monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. Todos gritavam: ‘Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!’” (Lucas 19,37-38).


Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é Domingo de Ramos! E nós estamos na abertura desta grande semana, a Semana Santa. E o Domingo de Ramos, na verdade, é a porta da Semana Santa. E ela é aberta a nós, para que sigamos o nosso Mestre, passo a passo, até a sua glorificação.
Essa celebração de hoje é um ato de discipulado porque todas essas pessoas, que seguem a Jesus, vão atrás d’Ele. Ele vem de Betfage; passa também por Betânia; desce o Monte das Oliveiras; e aquelas pessoas O seguem. É um chamado, é um apelo para cada um de nós: unirmo-nos a Jesus, mas em todos os seus passos.

O Domingo de Ramos, na verdade, é a porta da Semana Santa

Unirmo-nos a Jesus na Sua angústia na Quinta-feira Santa, com o sentimento de estar abandonado; no seu sofrimento físico-corporal. Então, para nós é uma grande oportunidade de um discipulado fecundo, real, verdadeiro; um seguimento de Jesus, uma imitação perfeita da vida de Jesus.
Hoje, o nosso grito é o fim da nossa solidão, porque nós dizemos: “Bendito o que vem em nome do Senhor”; e nós exultamos de alegria porque Jesus veio para estar conosco todos os dias; para nos fazer companhia, para expulsar definitivamente a solidão do nosso meio. Nós poderíamos dizer que: “Bendito o que vem em nome do Senhor, exultemos de alegria” é uma jaculatória da memória de Deus conosco; é uma jaculatória para nos afirmar de novo que Deus está conosco; que Deus está ao nosso lado; Ele está comigo! Mas esse “está comigo” é comprometedor porque nós temos de nos unir a Ele; nós precisamos também estar com Ele na sua experiência de Paixão, Morte e Ressurreição.
Então, nesta semana, ofereça tudo o que está no teu coração; ofereça tudo o que você vive; tudo o que você passa, para se unir ainda mais a Jesus,  na alegria; na tristeza; na saúde e na doença; nas suas tribulações pessoais; nas suas lutas diárias contra o pecado.
Não deixe de aproveitar nenhuma oportunidade nesta grande semana; a semana no discipulado de Jesus; a semana dos discípulos de Jesus, que O seguem muito de perto, até a sua experiência de Cruz; até a sua experiência de glorificação.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário