terça-feira, 1 de março de 2022

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA MARÇO DE 2022



Intenção

Pela resposta cristã aos desafios da bioética

Rezemos para que nós, cristãos, diante dos novos desafios da bioética, promovamos sempre a defesa da vida com a oração e a ação social.

Reflexão

A VIDA ACIMA DE TUDO

Neste mês de março, o Papa Francisco deseja mobilizar a oração e a ação de todos os cristãos e homens e mulheres de boa vontade para um tema especialmente delicado e central: a ciência ao serviço da vida. A bioética é a reflexão que se faz sobre a influência da ciência na vida humana, os seus benefícios e os seus limites. Com os avanços muito rápidos da investigação e da tecnologia torna-se muito complicado fazer uma reflexão que envolva não apenas os especialistas e quem está no terreno, mas também outros âmbitos da vida social, econômica e política, com o objetivo de determinar critérios de discernimento que garantam que as práticas estejam sempre ao serviço do ser humano e não sejam subjugadas por outros interesses.
Este é o principal foco de atenção que o Santo Padre pretende com esta intenção: que a bioética, ajude a impedir que, as práticas científicas não busquem interesses escusos, adotando uma lógica de mercado que não tem limites.
Estamos habituados a limitar os temas da bioética essencialmente ao início e ao fim da vida: as questões relacionadas com a concepção ou o aborto, ou tudo o que diz respeito ao final da vida, cuidados paliativos ou eutanásia. Mas a bioética abarca questões muito mais vastas, como, por exemplo, a manipulação genética, a robótica, as intervenções no corpo humano, etc. A própria questão das soluções para travar a pandemia da Covid-19, como felizmente foram as vacinas, levantou, para muitos, questões sobre a sua validade e eficiência, os interesses das farmacêuticas ou intenções políticas por detrás das medidas adotadas.
É essencial que a sociedade civil participe nestes debates e busque esclarecer questões tão complexas, para que a defesa da vida humana nunca se submeta a interesses mesquinhos, que acabam por enraizar ainda mais a cultura do descarte, presente em muitas das escolhas de quem tomas as decisões.

Oração

Bom Pai, fonte da Vida em abundância,
sabemos que nos chamas a ser guardiões
do dom da vida que recebemos de ti.
Que o teu Espírito Santo nos dê a coragem e a força
para colocar no centro dos nossos interesses
a vida de todo o ser humano, do início ao fim.
Que diante dos desafios da bioética
saibamos proteger este dom em todo o tempo e lugar,
como o defendeu o teu Filho Jesus, nosso irmão e amigo.
Dá-nos coragem e discernimento para denunciar o que tira a Vida,
e amor compassivo para dar vida a outros.
Amém.

Desafios

- Defender a vida. Consigo reconhecer atitudes de manipulação, agressão verbal ou física, à minha volta? Este mês terei especial cuidado nas minhas relações.
- Discernir. Dedicarei algum tempo a informar-me sobre os atuais desafios da bioética e a discernir, à luz dos ensinamentos da Igreja, o que me leva a agir, o que coloco no centro das minhas decisões. Corrigirei as minhas motivações egoístas.
- Cuidar. Ajudarei com bens e cuidados materiais as pessoas em situação de vulnerabilidade, em particular os imigrantes e os refugiados.
- Proteger. Terei cuidado e carinho, até nos pequenos gestos diários, pelas pessoas que encontre ao longo deste mês.

Passo a Rezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário