sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Palavra se fez carne - 04 de fevereiro, 6ª feira da 4ª semana do Tempo Comum


04 de fevereiro, 6ª feira da 4ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 04 de fevereiro, sexta-feira da 4a semana do Tempo Comum.

- Abra as portas de seu coração. O Senhor vem por meio de sua Palavra e te concederá sua paz. Ele vem também até seu povo para salvá-lo, curá-lo e redimi-lo. Hoje no evangelho veremos que como João Batista, também Jesus não é bem vindo entre os poderosos tão apegados às estruturas perversas. Que nós possamos contribuir com a missão profética de Jesus, com consciência de que o anúncio do Reino, incomoda muita gente. Peça ao Senhor, que envie mais operários para a sua messe.

- Escuta o Evangelho de Marcos, capítulo 6, versículo 14 a 29.

Naquele tempo, o rei Herodes ficou sabendo dessas coisas, porque a fama de Jesus se espalhava. Diziam “João Batista foi ressuscitado dos mortos, e por isso os poderes agem através dele”. Mas outros diziam: “É Elias”. E outros ainda: “É um profeta como os outros profetas”. Ouvindo essas coisas, Herodes disse: “João, de quem eu mandei cortar a cabeça, ressuscitou!” De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe, com a qual Herodes se casara. É que João dizia a Herodes: “Não lhe é permitido ter a irmã de seu irmão”. Então Herodíades odiava João e queria matá-lo.

- Todos se perguntam “quem é este homem que tem poder-autoridade? Que fala como profeta e vive como tal? Confundido com João Batista ressuscitado dos mortos ou com Elias, que promovia o culto estrito a Deus, Jesus não é bem vindo em sua pátria. Somos assim, convocados hoje a crer em Jesus, o profeta de Deus, que com sua palavra nos convida a segui-lo, configurando-nos a seu modo de ser, falar e agir. Peça ao Senhor que te ajude a ser verdadeiro discípulo dele.

- Que profetas somos hoje? Que profecia somos capazes de anunciar ao mundo? Temos a mesma coragem de João Batista e de Jesus de denunciar as estruturas injustas que nos cercam, das quais muitas vezes fazemos parte?

- “Então Herodíades odiava João e queria matá-lo”, diz o evangelho. João Batista tem consciência de sua fidelidade a Deus mesmo que o leve até o martírio. O ódio para com João antecipa o que acontecerá com Jesus: o injusto morrerá por sua coragem de anunciar e denunciar. Mesmo assim nos diz o poeta Khalil Gibran:

Quando o amor vos fizer sinal, segui-o;
ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados.
E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos;
ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir.

- Peça ao Senhor que te ajude a ser profeta de um mundo novo, de um mundo melhor, para a construção de uma sociedade mais pacífica e solidária. Peça também pela Igreja, para que ela seja sinal também seja fiel a sua missão de profeta do Reino de Deus.

- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário