sábado, 8 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 8 de janeiro, sábado após a Epifania do Senhor


8 de janeiro, sábado após a Epifania do Senhor

Hoje é dia 8 de janeiro, sábado após a solenidade da Epifania do Senhor.

- O Evangelho de hoje fala da missão de João Batista que na verdade é a missão de todos nós. Pregar a conversão e preparar o caminho para que Jesus chegue no coração de todas pessoas é nossa missão. Depois o que importa é que Jesus cresça na vida daqueles para quem O anunciamos e que nossa importância diminua, afinal Ele é o caminho, a verdade e a vida. Peça ao Senhor que te dê coragem para anunciar Jesus com sua vida e testemunho.

- Escuta o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 6, versículos 34 a 44:

Naquele tempo: Jesus foi com seus discípulos para a região da Judéia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. João ainda não tinha sido posto no cárcere. Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. Foram a João e disseram:'Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele.' João respondeu: 'Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. Vós mesmo sois testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele`. É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua.'

- Jesus depois de iniciar a sua vida pública não pára. Percorre terras, cidades e aldeias sem descanso. Não tem tempo a perder. Alguns dos seguidores de João Batista estão confusos. Tantas vezes o mesmo nos acontece a nós que não sabemos bem a quem seguir. João é claro na sua resposta: o noivo é Jesus! A postura humilde de João impressiona e inspira. Desaparece para que Jesus brilhe. Está completamente focado na sua missão e não a sua glória. Peça ao Senhor que também você possa sempre ter clareza da sua missão.

- João Batista não só aceitava ser menor que Jesus, como também se alegrava em saber que todos estavam indo atrás dele. Você se alegra com o sucesso de um amigo ou de uma pessoa que você ama? Ou tem medo de ser esquecido?

- ‘É necessário que ele cresça e eu diminua.', diz João Batista. Também nós precisamos ter clareza de que Jesus é o Senhor de nossa vida, não nós mesmos. Façamos como diz Caetano Veloso na cançãoOfertório

Tudo o que por Ti vi florescer de mim
Senhor da Vida
Toda essa alegria que espalhei e que senti
Trago hoje aqui
Todos estes frutos que aqui juntos vês
Senhor da Vida
Eu em cada um deles e em mim todos os Teus fiéis
Ponho a Teus pés
Consentiste que minha pessoa
Fosse da Esperança um Teu sinal
Uma prova de que a vida é boa
E de que a beleza vence o mal
Tudo o que se foi de mim mas não perdi
Senhor da Vida
Os que já chorei e os que ainda estão por vir
Oferto a Ti

- Termina tua oração fazendo memória dos sentimentos de medo de ser esquecido, rejeitado ou menosprezado e diz ao Senhor: aí estão os medos que dificultam meu discernimento, ajuda-me a enfrentá-los.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário