quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 8 de dezembro, 4ª feira, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria


8 de dezembro, 4ª feira, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria


- Hoje é dia 8 de dezembro, quarta-feira, solenidade da Imaculada Conceição de Maria

- O evangelho de hoje nos coloca na contemplação do anúncio do anjo a Maria. Como é comum na juventude, Maria deveria ser uma jovenzinha cheia de planos e sonhos para a própria vida. No entanto, o encontro com Deus a leva enxergar além e a vislumbrar novos horizontes para amar e servir mais à humanidade. Deus, aquele que é a Vida e por quem foram feitas todas as coisas, pede o consentimento da virgem de Nazaré para assumir a vida humana no seu seio virginal. Maria é a mulher que respondeu “sim” sem impor condições a Deus. Só faltava o “sim” de Maria para que o Salvador entrasse na nossa história. Coloque-se diante de Deus acolhendo o chamado que ele te faz.

- Escuta o Evangelho Lucas, Capítulo 1, versículos de 26 a 38:

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

- Ouvimos o encontro entre graça divina presente no anjo e a fragilidade humana em Maria. Deus sempre vem em socorro da nossa humanidade e nos conduz para a vontade dEle. Maria é o estado de confiança original. A festa da Imaculada Conceição leva-nos a pensar em Maria como aquela que, movida pela Graça realizou-se como pessoa que acolhe o desejo de Deus e lhe corresponde com seu mais profundo desejo. Maria respondeu a Deus em gesto de confiança sem fissuras. Peça ao Senhor a graça de confiar inteiramente Nele como fez Maria.

- Qual tem sido sua resposta aos apelos de Deus na sua vida? Quais tem sido suas fraquezas e como Deus tem te socorrido?

- 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’, diz Maria no evangelho de hoje. A resposta de Maria pode ser a de cada um de nós, pois a “sombra do altíssimo também nos cobre”. O Papa Francisco numa meditação do Angelus nos lembra que o ‘Eis-me’ de Maria é a expressão-chave da vida, pois marca a passagem de uma vida centrada em si e nas próprias necessidades para uma vida impelida para Deus. E diz mais:
“‘Eis-me’ é estar disponível para o Senhor, é a cura para o egoísmo, o antídoto para uma vida insatisfeita, a que falta sempre alguma coisa. ‘Eis-me’ é o remédio contra o envelhecimento do pecado, é a terapia para permanecer jovem interiormente. ‘Eis-me’ é acreditar que Deus conta mais do que o meu eu. É escolher apostar no Senhor, dóceis às suas surpresas. Por isso, dizer-lhe ‘eis-me’ é o maior louvor que podemos oferecer-lhe”.

- Termina sua oração reconhecendo as maravilhas de Deus em sua vida. Reconheça e coloque nas mãos de Deus a bondade original presente em seu coração: a compaixão, bondade, mansidão, busca da justiça e da paz...

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário