segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 05 de dezembro, 2º Domingo do Advento


05 de dezembro, 2º Domingo do Advento

- Hoje é dia 05 de dezembro, 2º Domingo do Advento.

- “Preparai o caminho do Senhor.” O Tempo do Advento é marcado pela alegre espera da chegada do Senhor. Ele vem ao nosso encontro para nos trazer esperança, alegria e paz. Porém, precisamos nos preparar para a sua chegada. Recuperar em nós, e no meio em que vivemos, a prática do amor, da justiça e da solidariedade. Eis a missão de cada um de nós: “preparar os caminhos do Senhor”. Busque em sua mente e seu coração o caminho que Deus espera que você faça neste tempo fecundo do Advento.

- Com abertura interior, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 3º, versículos 1 a 6:

“No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galileia; [...], a palavra de Deus veio a João, o filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele. Todo vale será aterrado; toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplanados. E todos verão a salvação que vem de Deus”.

- O Evangelho de Lucas insere Jesus no contexto de seu tempo. Apresenta as autoridades da época e destaca a figura profética de João Batista. A Palavra de Deus vem a ele e lhe dá a missão de despertar a todos para uma mudança radical de vida. Não basta uma mudança interior é preciso que ela atinja as situações humanas e sociais. A chegada de Jesus inaugura um tempo novo, tempo de justiça, de paz, de fraternidade e de esperança para o povo. É preciso “endireitar os caminhos”... Neste tempo de preparação para o Natal somos chamados a essa mudança radical anunciada por João Batista. Só assim o Natal se revestirá de verdadeira luz e será fonte de esperança para o povo. Converse com Deus sobre a sua missão de preparar os caminhos do Senhor no hoje de nossa realidade.

- Contemple a cena Bíblica da pregação feita por João Batista, coloque-se no lugar dele, peça a Deus o dom da profecia. O dom de anunciar o bem e denunciar as injustiças, para que chegue a todos a salvação que vem de Deus. Como você percebe o chamado do Senhor para esta missão, hoje?

- “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele” (Lc 1,4b). Responda a Ele, colocando-se à disposição do Senhor, com sinceridade e gratidão. Num trecho do poema musicado chamado “João Batista”, o poeta Alberto Luiz diz assim:

“No meio da poeira, desses séculos em vão,
Ficou pelos caminhos, a figura de João.
E a sua voz ressoa, nas imensas catedrais,
Seu povo ainda espera, as profecias imortais.
Corre, João, apanha seu violão, enfrenta essa multidão
Não deixa ninguém morrer pagão.
Deus do céu, o mundo é um carrossel, é inútil você parar,
Se a vida não para de rodar”.

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pelas descobertas neste encontro com Sua Palavra. Peça a graça de sempre preparar os caminhos para o Senhor...

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário