sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 03 de dezembro, 6ª feira da 1ª Semana do Advento


03 de dezembro, 6ª feira da 1ª Semana do Advento


- Hoje é dia 03 de dezembro, 6ª feira da 1ª Semana do Advento.

- Uma Fé tão grande, que chega a ser capaz de transformar a escuridão das inúmeras formas de cegueiras em luz que não se apaga. Para tanto, é preciso ir ao encontro de Jesus e deixar que ele toque os nossos olhos. Mas não basta que ele toque nossos olhos, pois eles vão se abrir em proporção à nossa Fé. Se a nossa Fé for fraca, pequena, veremos com pouca clareza. Porém, se a nossa Fé for, de fato, grande, nossos olhos se abrirão plenamente e poderemos vislumbrar o jardim da vida, reservado somente aos que acreditam verdadeiramente. Peça ao Senhor que aumente a sua Fé para que veja plenamente e possa segui-lo pelo caminho da vida.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 9, versículos 27 a 31:

Enquanto Jesus passava daí adiante, dois cegos o seguiram , gritando: “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” Quando entrou em casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa Fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Eles, porém, saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

- Você é convidado (a) a ir ao encontro de Jesus e pedir que ele abra seus olhos para enxergar a realidade e transformar tudo o que for árido: prepotência, maldades, injustiças, egoísmo, orgulho... Libertar da cegueira significa, entre outras coisas, libertar da alienação que impede de enxergarmos a realidade. Há um ditado que diz que “o pior cego é aquele que não quer ver”. A cura dos dois cegos se deu porque eles realmente queriam ver. Há muitos cegos que têm os olhos perfeitos, mas que só enxergam o que lhes convém. Esse tipo de cegueira dificilmente tem cura porque a pessoa não a busca. Assim, “o pior cego é aquele que pensa que enxerga”. Converse com Deus sobre suas cegueiras que impedem a visualização dos valores do evangelho.

- Você consegue perceber as suas cegueiras e enumerá-las? O que você pode e deve fazer para superar as cegueiras que impedem a sua vida fluir na graça da luz libertadora do Senhor?

- “Faça-se conforme a vossa fé”. A cura dos cegos acontecera em razão da Fé no Senhor. Que o Senhor aumente a sua e a nossa Fé, para que enxergando eficazmente a realidade possamos transformá-la segundo o projeto do reinado de Deus. Diz o refrão da música de Rose Nascimento:

Jesus, ó Filho de Davi
Tem compaixão de mim, Senhor!
Jesus, ó filho de Davi
Atende ao meu clamor!

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê lucidez para perceber as diversas cegueiras que impedem de experienciar sua vida na graça, sendo capaz de transformá-la à luz do evangelho.

- Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário