quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

NOVENA DE NATAL DOS DIAS 16/12/2020 A 24/12/2020 - NONO DIA


NOVENA DE NATAL - NONO DIA

9º Dia - Ser Missionário
1. Canto

Vem, Senhor, Jesus, o mundo precisa de ti (bis)
Ao mundo falta AMOR. Tu és AMOR.
Vem, Senhor Jesus!

2. Saudação

Com. - A graça e a paz do Senhor estejam conosco
Todos - Ele está no meio de nós!

Somos discípulos e missionários daquele que vem!

Com. - Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
Todos - Tende piedade de nós..

3. Motivação: Documento de Aparecida

Com. - Em sintonia com a V Conferência de Aparecida, hoje o tema de nossa novena é SER MISSIONÁRIO.

Leitor 1 - "O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para “que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de “ser d’Ele” e fazer parte “dos seus” e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas.". (DAp 131).

4. Palavra de Deus

Com. - Tomemos agora a Palavra de Deus onde Ele se revela a nós.

Canto - Envia tua Palavra, Palavra de salvação, que vem trazer esperança, aos pobres, libertação.

Leitor 2 - Leitura bíblica (Ler na Bíblia: Jo 20,21-22).

(Alguns momentos de silêncio)

5. Partilha

Com. - Ouvimos na palavra de Jesus Mestre Ressuscitado que chama e nos envia em missão e para isto nos dá o Espírito Santo. Partilhe com a comunidade a sua experiência de missionário, missionária no seu ambiente de trabalho, na família, entre os amigos. Coloque sua palha na manjedoura. Conforme formos partilhando, vamos acrescentando palhas na manjedoura.

(Momentos para partilha dos participantes).

Canto: Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus.


6. Oração

Com. - Rezemos com toda a Igreja

- Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.

- Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz, e ungidos por vosso envio.

- Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

- Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.

Todos: Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!

Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

7. Canto

Enquanto se canta, coloca-se na manjedoura a imagem de Jesus menino e as demais figuras do presépio.

Envia tua Palavra, Palavra de salvação, que vem trazer esperança, aos pobres, libertação.


8. Despedida e Bênção

Jesus Divino Mestre seja para ti a verdade que ilumina, o caminho da santidade, a vida plena e eterna. Que ele te guarde e defenda. Plenifique de todos os bens a ti e a todos os que amas. (Alberione)

Todos cantam NOITE FELIZ e se cumprimentam

Noite feliz, noite feliz,
O Senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus nosso bem.
Dá-nos paz, ó Jesus!
Dá-nos paz, ó Jesus!



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Sugestões de atitudes concretas:

- Visitar alguém levando uma mensagem de Natal, um pequeno presente.
- Participar com a comunidade das celebrações do Natal.
- Imprimir e pintar o desenho, que será postado após, e as pessoas que participam da novena podem escrever uma mensagem de Natal para alguém (um vizinho, um amigo, parentes etc)

UM DOS GESTOS CONCRETOS - PARA CRIANÇA

Imprimir e pintar o desenho abaixo e as pessoas que participam da novena podem escrever uma mensagem de Natal para alguém (um vizinho, um amigo, parentes etc




Nenhum comentário:

Postar um comentário