sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 8 de outubro, 6ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum


8 de outubro, 6ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 8 de outubro, sexta-feira da 27ª semana do Tempo Comum.

- “Chegou para vós o Reino de Deus”. Reconhecer o bem que está no meio de nós, este é o apelo da Palavra de Deus neste dia. Jesus expulsa os demônios para trazer o homem à sua centralidade, inteireza e unidade interior. Um reino de oposição ao de Deus chega ao fim porque se estabelece nova relação de Deus com os homens: Ele está no meio de nós! Peça ao Senhor a graça da escuta atenta a Sua Palavra, buscando encontrar dentro de ti a presença de Deus que liberta de todo mal na ação misericordiosa de Jesus, nosso bem.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 11, versículos 15 a 26:

- Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

- Jesus tem muitos inimigos que buscam esvaziar o sentido de suas palavras e ações. Chegam mesmo a dizer que é pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios. Jesus mostra a falta de coerência do pensamento deles e afirma que, se isso acontecia, é porque o “dedo de Deus” se fazia presente em sua ação. A divisão causa mal até mesmo entre os que praticam o mal. Em Jesus, o bem se impõe cada vez mais, o mal é derrotado e o homem pode viver em paz. Converse com Deus sobre sua dificuldade em aceitar o bem que Ele faz em tua vida, em reconhecer a graça de cada dia, o dom e a vida presente...

- Toma consciência do bem que está presente em ti, ele é mais forte que o mal. Como enfrentas as situações adversas em tua vida? Tens a coragem de mudar o olhar, de transformar teu jeito de ser, de abandonar o que te traz desconforto e frustração? Como reconheces a presença de Deus em tua vida?

- “Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.” Aproxima-te de Deus. Faze comunhão com Ele. Sejas amigo de Deus. Afasta-te do mal e acolha o bem. Ouça o que nos diz o Papa Francisco sobre o mal:

“O mal não é algo intocável que se espalha como o nevoeiro. É uma pessoa, Satanás, que é também muito esperto. O Senhor nos diz que quando ele é expulso, vai embora, mas depois de um certo tempo, quando estamos distraídos, volta pior que antes. Ele não entra em nossa casa como um invasor. Não, Satanás é muito educado, bate à porta, toca a campainha, entra com suas típicas seduções e seus companheiros. Devemos ser espertos no melhor sentido dessa palavra, estar acordados, ter a capacidade de discernir as mentiras de Satanás com quem, estou convencido disso, não se pode dialogar. Como diz o grande poeta Léon Bloy: “Quem não reza a Deus, reza a Satanás”.

- Termina a tua oração agradecendo o bem que a presença de Deus faz em ti. Presença de luz, de verdade, de pureza, de sabedoria, de inteireza. Procura andar sempre na presença de Deus e confia a tua vida a Ele.

- Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário