sexta-feira, 8 de outubro de 2021

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 08/10/2021

ANO B


Lc 11,15-26

Comentário do Evangelho

É o Espírito Santo que impele a falar.

O v. 14, que não está no texto de hoje, é que nos dá o contexto da acusação de alguns dentre a multidão. A mudez era considerada possessão demoníaca. O mal impede de falar, de bem falar; o mal distorce a linguagem. Expulsando o demônio, que impedia de falar, Jesus faz o mudo renascer para a palavra. Ora, o próprio Lucas, na segunda parte da sua obra, os Atos dos Apóstolos, diz que é o Espírito Santo quem faz falar as maravilhas de Deus (cf. At 2,1-11). À admiração da multidão, opõe-se a resistência de alguns. O leitor do evangelho já sabe que Jesus possui o Espírito de Deus (Lc 3,21-22; 4,1.18). Dizer que é por Beelzebu que Jesus expulsa os demônios é falta de discernimento, é confundir o Espírito Santo com Beelzebu – eis aí o mal!
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.
Fonte: Paulinas em 11/10/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre mostra a seus discípulos o perigo das divisões internas. Qualquer reino dividido em grupos que lutam entre si não poderá subsistir. Diante deste texto, examinemos a nossa comunidade: como andam os relacionamentos entre nós? Damos testemunho de fraternidade, do Amor de Deus? Que a nossa Igreja não se torne uma casa vazia, mas plena do Espírito.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/10/2013

Reflexão

O reino de Deus chegou até nós com toda a sua força contra o mal e suas conseqüências. Mas porque é que sempre temos a impressão que o mal está vencendo o bem e que as coisas estão sempre piorando? A verdade é que vemos a realidade em si sem sermos capazes de interpretar os sinais dos tempos que se apresentam a nós. Assim sendo, até mesmo as coisas boas que Deus realiza no meio de nós são interpretadas como coisas más e, por isso, nós bloqueamos até mesmo as coisas boas que Deus realiza, vendo nelas, por motivos egoístas e por dureza de coração, coisas más, como fizeram os judeus.
Fonte: CNBB em 11/10/2013

Reflexão

Jesus é acusado de expulsar demônios, mediante o poder do chefe dos demônios. Um disparate sem cabimento. Como poderiam as forças do mal lutar contra si mesmas? Jesus deixa claro que ele combate o mal mediante o poder de Deus, sinal de que o Reino de Deus já chegou. É uma resposta àquele que pedia um sinal do céu. Com a chegada do “mais forte” (Jesus), as forças malignas se afastam. E diante de Jesus, é necessário tomar posição: a favor dele, ou contra. Quem se põe contra Jesus, torna-se seu inimigo, apoiando uma ideologia contrária ao plano de Deus. Se a pessoa libertada não dá sua adesão a Jesus e prefere manter-se neutra ou contra, sua situação será pior que antes. É uma predição do triste fim de quem não dá plena adesão a Jesus.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 11/10/2019

Reflexão

Jesus é acusado de expulsar demônios mediante o poder do chefe dos demônios. Um disparate sem cabimento. Como poderiam as forças do mal lutar contra si mesmas? Jesus deixa claro que ele combate o mal mediante o poder de Deus, sinal de que o Reino de Deus já chegou. É uma resposta àquele que pedia um sinal do céu. Com a chegada do “mais forte” (Jesus), as forças malignas se afastam. E diante de Jesus é necessário tomar posição: a favor dele ou contra. Quem se põe contra Jesus torna-se seu inimigo, apoiando uma ideologia contrária ao plano de Deus. Se a pessoa libertada não dá sua adesão a Jesus e prefere manter-se neutra ou contra, sua situação será pior que antes. É uma predição do triste fi m de quem não dá plena adesão a Jesus.
Oração
Ó Mestre, teus milagres comprovam a força do teu Reino entre nós. Quem não te aceita como enviado do Pai te acusa de ter pacto com as forças do mal. Na verdade, ages pelo poder do Espírito Santo. Queremos estar sempre contigo, Senhor, e inteiramente dedicados ao serviço do Reino de Deus. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Meditação

Sua presença inspira paz e tranquilidade? - Estou realmente com Jesus? Peço com frequência a luz e a força de Deus? - Meu testemunho é de quem ajuda a ajuntar, a recolher, ou a espalhar para longe? - Peçamos que Jesus nos fortaleça na fé, para que sejamos “discípulos missionários” do Evangelho no meio em que vivemos.
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 11/10/2013

Meditando o evangelho

REBATENDO AS FALSAS ACUSAÇÕES

Um indivíduo não identificado, sem argumentos para negar a obra miraculosa de Jesus, murmurou que se tratava de um possível pacto com Belzebu, o chefe dos demônios. Outros, insensíveis diante da grandiosidade do que presenciavam, exigiam sinais ainda mais espetaculares, vindos do céu, que não deixassem pairar dúvidas a respeito da verdadeira identidade de Jesus.
O Mestre se deu ao trabalho de rebater apenas a primeira acusação. Mostrou ser absurdo acusá-lo estar em conluio com Belzebu. Se vence os demônios por um poder que lhe vem dos próprios demônios, então o reino de Satanás está dividido, sem possibilidade de se sustentar. O segundo argumento toca a explicação dos exorcismos na vida  dos acusadores. Jesus pede que lhe expliquem por que força seus exorcistas ("vossos filhos") mostram-se poderosos contra os demônios.
Para ambos os argumentos, os acusadores do Mestre não têm resposta. A conclusão parece óbvia: "se é pela força de Deus que expulso os demônios, significa que o Reino de Deus já está no meio de vocês". É preciso muita má fé para recusar esta evidência.
Os adversários partiam do princípio de que era impossível Deus servir-se de Jesus  para ser instrumento de sua ação na história de Israel. Isto por causa do preconceito irredutível quanto às origens do Mestre. Afinal, jamais as esperanças messiânicas de Israel haviam sido depositadas num pobre galileu. Mas o projeto de Deus era diferente!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Mais uma tentativa de desmoralizarem Jesus...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Quem é mais poderoso Deus ou o Demônio? Qualquer pessoa, independente se tem uma Vida pautada pela Fé ou não, irá responder que o Poder Divino supera e muito o poder das forças do mal. Mas Deus não é como um lutador de ringue, que precisa da aposta e do incentivo da torcida para sair-se vencedor sobre o seu adversário, ou seja, Deus não é maior forte que o mal porque nós cremos Nele e lhe damos nosso crédito. Deus é completo e perfeito em si mesmo, em nada depende do homem.
As forças e o poder de Deus se manifestam plenamente em Jesus de Nazaré o Filho de Deus encarnado em nossa natureza humana. Suas ações a favor do Bem são indiscutíveis, nenhuma força maligna pode superá-lo. As forças demoníacas sempre farão suas incursões no coração e na mente do ser humano, em uma tentativa de dominá-lo e subjugá-lo, minando-lhe a razão e a capacidade de impor a sua vontade e de tomar decisões. Jesus, ao trazer a Salvação á toda humanidade, trouxe-nos o antídoto contra a força maligna, que é Ele próprio.
Os conterrâneos de Jesus, apegados á doutrina Judaica, a Lei de Moisés, e aos ritos do templo, sentiam-se poderosos contra a ação do maligno e não poderiam jamais admitir que um homem tivesse em si, mais força e poder do que a Instituição Religiosa daquele tempo. Por esta razão, para salvaguardarem o poder religioso, do qual só eles tinham a chave, resolvem desmoralizar Jesus atribuindo suas ações a favor da Vida, ás Forças do Mal, insinuando desta forma, que Jesus é subjulgado por Belzebu – príncipe dos demônios.
O Poder de Jesus vem de Deus, pois só ele é o sumo Bem e não há outro. Bem e Mal não se misturam e nem podem ser confundidos. O que vemos no mundo é o mal maquiado de Bem, sistemas diabólicos querendo apresentar-se como um sinal do Reino de Deus. Enfim, Jesus reverte o quadro e vai acusar seus opositores de estarem sendo dominados pelo mal, ao se colocarem contra o Reino de Deus Nêle manifestado. Um Homem forte e bem armado, que guarda a própria casa – faz alusão a Instituição Judaica que é a defensora e guardiã da tradição e de uma doutrina intocável. Entretanto, no coração das autoridades religiosas, o Mal poderoso se instalou arrancando-lhes a armadura na qual se apegavam, corrompendo corações e pensamentos, transformando suas ações em maldade.
Um Sistema Religioso que não esteja seriamente comprometido com o Reino de Deus manifestado e instalado por Jesus, praticando na integridade os valores do evangelho, poderá sim, sucumbir diante das forças do mal, cometendo atrocidades disfarçadas do Bem, gerando divisões, desigualdades e injustiças, e insubordinando-se contra a Verdade Absoluta que é Jesus Cristo, ainda que tenha uma bela fachada Religiosa.

2. Todo reino dividido será destruído - Lc 11,15-26
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus curou um possesso que era mudo. Houve então três reações: uns ficaram admirados, outros acusaram Jesus de agir com o poder do demônio e alguns pediram um sinal do céu. Quem se admirou ficou feliz tanto por Jesus quanto pelo homem que recuperou a fala. Quem acusou, tentou desvalorizar a ação de Jesus e a pessoa do mudo. Quem pediu um sinal do céu rejeitou o sinal da terra, que foi a cura do homem mudo.

3. UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).

Não faltou quem interpretasse, de maneira maldosa, os milagres de Jesus. Havia quem os atribuísse a um poder de origem demoníaca. Jesus estaria pactuando com Satanás, seus milagres seriam uma macabra prova deste conluio.
Tal interpretação foi veementemente refutada pelo Mestre. Seu argumento era muito simples. A cura de um possesso significa que Satanás deixou de ter poder sobre um ser humano. Para expulsar Satanás, é preciso que o exorcista seja seu inimigo e se oponha a ele, de forma radical. Se não fosse assim, algo de errado estaria acontecendo no mundo dos demônios.
Ao curar os possessos, Jesus impunha uma derrota fatal a Satanás, uma vez que a ação do Mestre tinha sua origem em Deus, portanto, indicava, claramente, que Deus estava exercendo seu senhorio sobre a história humana. Doravante, as pessoas não mais iriam viver submetidas às forças do mal. Em nome de Deus, Jesus viera para libertá-las desta opressão.
O Reino de Deus fazia-se presente no meio do povo, por meio do Filho. Seus gestos poderosos eram um claro sinal desta novidade. Portanto, a expulsão dos demônios era prenúncio de que o esquema antigo do pecado tinha sido abalado nos seus alicerces.
Oração
Senhor Jesus, faze-me ver, nos teus gestos poderosos, a presença do Reino de Deus atuando em nossa história, para trazer-nos libertação.
Fonte: NPD Brasil em 11/10/2019

HOMILIA DIÁRIA

Deus não nos quer prostrados no chão

É muito importante que a casa esteja bem cuidada para que a queda não seja pior! Quem está de pé, cuidado para não cair, pois Deus não nos quer prostrados no chão.

“Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontra, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele” (Lc 11,24-26a).

Deus, no Seu poder, na Sua bondade e na Sua infinita misericórdia, nos liberta dos demônios, do maligno e de toda a ação que o mal opera em nossa vida.
Quantos de nós já fomos libertos de tantos males, de vícios, de comportamentos, de coisas que fazíamos que não eram da vontade do Senhor, nem nos faziam bem. Quantos de nós estamos neste processo contínuo de cura, de libertação e de restauração.
Nós sabemos quantos estão sofrendo, lutando para combater certos vícios, que “pegam a carne”, como quem tem o vício de fumar, de beber, de usar drogas, da prostituição e do adultério. Ou qualquer outro vício, como o jogo, falar mal dos outros, a ira e a fofoca. São tantos os espíritos malignos que espezinham a nossa carne, mas Jesus, bondoso e misericordioso, vem nos libertar desses vícios, desses males. Quantos já experimentaram o poder libertador de Deus!
Não adianta só limpar a casa, só varrer a corrupção que há em nós; da mesma forma não adianta somente expulsar os espíritos malignos, que, muitas vezes, nos levam à queda, ao pecado, ao mal, mantendo-nos cativos do mal. É preciso libertar a casa, mas é preciso enchê-la de Deus, é preciso encher a casa do amor. É preciso, no lugar que ficou vazio, colocar um bem maior; porque senão aqueles demônios, aqueles espíritos malignos, aqueles vícios que nós expulsamos da nossa vida – que estão nos rodeando – quando perceberem que a casa está vazia, eles irão lá e chamarão outros espíritos piores, para invadir a nossa casa. Como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
Por isso, a vigilância, a oração, por isso é preciso redobrar a atenção para conosco, para não voltarmos aos mesmos caminhos que, um dia, nos levaram a pecar. É muito importante que a casa esteja bem cuidada para que a queda não seja pior! Quem está de pé, cuidado para não cair, pois Deus não nos quer prostrados no chão. É por isso que, no dia de hoje, o Senhor nos convida a enchermos o nosso coração com o Seu Santo Espírito e com Seu amor, para que os demônios, que nos importunam, não venham com espíritos piores morar novamente em nossa casa.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 11/10/2013

HOMILIA DIÁRIA

O maligno semeia a divisão em nossa vida

“Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então, ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí (Lucas 11,24-26).

O Evangelho que escutamos, hoje, mostra-nos alguns aspectos importantes da nossa vida e da nossa relação com Deus. O primeiro é que o Reino de Deus não pode ser dividido, pois uma casa dividida é uma casa destruída. Imagine como uma casa vai subsistir onde um se coloca contra o outro!
Uma casa, uma família, uma instituição, um grupo de oração, uma comunidade… Enfim, a divisão é a coisa mais diabólica que existe. A diversidade é uma riqueza e uma graça – a diversidade de visões e opiniões –, mas toda divisão feita para colocar uns contra os outros é uma obra diabólica.
O “diabulus” é aquele que divide e separa, coloca as pessoas umas contras as outras, é aquele que coloca o pai contra seus filhos, os filhos contra os pais, o marido contra a esposa.

A diversidade é uma riqueza, mas toda divisão feita para colocar uns contra os outros é uma obra diabólica

Não podemos ser instrumentos do mal, não podemos deixar que o maligno nos use como sempre usou a história da humanidade, colocando nossos primeiros pais contra Deus, colocou Caim contra o seu irmão Abel; e vamos ver, durante toda a linha da nossa história de salvação, que ele é o provocador.
Não adianta o acusarmos quando, na verdade, seguimos as suas seduções e deixamos que ele, realmente, nos leve a provocar divisões e sermos causa de divisão e separação.
Na nossa fé não é diferente. Sempre houve aqueles que, na história, foram verdadeiros provocadores de cismas, confusões, porque não souberam viver a obediência. A obediência salva, traz a humildade, dá submissão e é onde Deus age em nós.
A rebeldia é para gerar a divisão, por isso o diabo é divisor. Nos tempos de hoje, há aqueles que querem semear discórdias, como houve em outros tempos. Não é nenhuma novidade. Penso que, hoje, a discórdia se espalha com mais facilidade, porque temos redes sociais. Então, é óbvio que aqueles que sempre quiseram e trabalharam para isso continuam trabalhando.
Não podemos deixar a nossa mente e o nosso coração vazios, porque, numa mente e num coração vazios, onde Deus libertou e fez a Sua obra, se nos deixamos tomar por esses espíritos terríveis de confusão, mentiras e intrigas, a nossa situação se torna pior do que aquela época que não conhecíamos Deus.
É isso que o Evangelho está falando. Se o homem fica vagando em lugares desertos à procura de respostas e consolo, vem o demônio com sete espíritos piores, e o seu estado se torna pior que o de antes. (cf.Lucas 11,26)
Deus não nos quer piores, Ele nos quer melhores a cada dia, por isso precisamos deixar que a graça d’Ele nos conduza ao Espírito de unidade, amor, respeito e, acima de tudo, submissão a Deus sobre todas as coisas.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Oração Final
Pai Santo, mantém-nos em permanente estado de vigília e oração. Que a tua Presença em nós e no nosso meio seja acolhida com gratidão e nós a anunciemos aos companheiros peregrinos desta terra que tu, Pai amoroso, colocaste perto de nós. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário