quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 7 de outubro, 5ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum | Memória de Nossa Senhora do Rosário


7 de outubro, 5ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum | Memória de Nossa Senhora do Rosário

- Hoje é dia 7 de outubro, 5ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum. Dia de Nossa Senhora do Rosário.

- Começa tua oração invocando Maria como mãe de Deus e tua Mãe. Pede-lhe que te ensine a rezar, mesmo quando os tempos são maus e se apresentam marcados pela escuridão. Pede-lhe que fique sempre contigo, mesmo nas tuas trevas mais fundas. E, fortalecido pela intercessão de Maria, hoje invocada pelo nome de Nossa Senhora do Rosário, ama as tuas trevas, até que elas se transformem em luz, no Senhor.

- Escuta o Evangelho Segundo São Lucas, Capítulo 1, versículos de 26 a 38:

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse:
'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'.
Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'
O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'.
Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!'
E o anjo retirou-se.

- Deus escolhe como forma de entrada na nossa história, uma jovenzinha de Nazaré, aldeã com um nome comum, totalmente desconhecida e insignificante aos olhos dos grandes do mundo, como tantas Marias do nosso povo. Deus escolhe Maria como mãe do seu Filho. Os caminhos de Deus são sempre inesperados. Ele espera também de nós um sim ao seu chamado. Não tenha medo ou vergonha de também perguntar ao Senhor como e o que acontecerá com você. Apresente a Ele seus medos ou aquilo que o impede de responder prontamente a esse chamado.

- Que chamado especial você percebe que Deus te fez? Como você reagiu diante desse chamado? Como você vê a ação de Deus ao longo de sua missão? Permita a Deus continuar falando com você através de sua Palavra e não tenha medo!

- Sem buscar garantias Maria responde a Deus: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. O Sim de Maria mudou o mundo. Agradecidos ouçamos o poema “Ave, Maria” de Adélia Prado:

Ave, Maria
Ave, carne florescida em Jesus.
Ave, silêncio radioso,
Urdidura de paciência
Onde Deus fez seu amor inteligível.

- Na certeza de que “para Deus nada é impossível”, apresente a Deus o que para você é impossível de experimentar. E ao final de sua oração, responda a exemplo de Maria: Eis aqui o teu servo e faça-se em mim segundo a tua palavra! Confie e seja corajoso. Você não estará só!

- Ave Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário