quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 6 de outubro, 4ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum


6 de outubro, 4ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 6 de outubro, 4ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje, Jesus ensina os discípulos a rezar a oração do Pai Nosso. Quantos momentos em nossa vida a oração vai acalentando nosso coração e aumentando nossa fé em Deus. Por outro lado, a fé não nos garante que teremos as respostas imediatas, mas, nos oferece um apoio e a certeza que Deus caminha ao nosso lado. O pedido do discípulo para que Jesus ensine a orar é também de cada um de nós, como leitor e ouvinte da Palavra que transforma e renova a vida. A oração fundamenta nossa adesão a Deus quando é uma prática constante em nossa vida. Peçamos ao Senhor a graça de confiar e entregar nossa vida na oração.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 11, versículos 1 a 4:

Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.’ Jesus respondeu: ‘Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’.’

- Parece algo simples, corriqueiro, mas, para fazer uma oração é importante confiar que Deus é Pai. Deus Pai mostra um semblante acolhedor e amoroso ao ser humano. Muitas vezes a vida nos faz sofrer, nos faz duvidar e colocar nossa confiança naquilo que é provisório. Jesus nos ensina que rezar é desejar que o Reino de Deus se faça presente, que todos tenham o pão de cada dia, é perdoar sem medidas quem nos fere e livrar-nos da tentação. Saber rezar é conexão e entrega de tudo o que somos e desejamos. Diga ao Senhor, neste momento, que confia Nele, no mais profundo do seu coração.

- Toma consciência dos sentimentos e desejos que você traz consigo no momento em que se recolhe para orar. Como tem sido sua oração? Como você reza o Pai Nosso? Você está atento a todas as propostas que faz ao Pai?

- “Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino” nos ensina Jesus no evangelho de hoje. Numa de suas catequeses sobre o Pai Nosso disse o Papa Francisco:

“Podemos dizer que a oração cristã nasce da audácia de chamar Deus com o nome de “Pai”. Esta é a raiz da oração cristã: dizer “Pai” a Deus. Mas é preciso coragem! Não se trata tanto de uma fórmula, quanto de uma intimidade filial na qual somos introduzidos por graça: Jesus é o revelador do Pai e doa-nos a familiaridade com Ele.”

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que a cada oração do Pai Nosso que sai de seu coração, você se renove na gratidão, na convivência fraterna e no diálogo consigo e com os outros.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário