sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 29 de outubro, 6ª feira da 30ª Semana do Tempo Comum


29 de outubro, 6ª feira da 30ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 29 de outubro, sexta-feira da 30ª semana do Tempo Comum.

- Temos recantos sombrios na nossa vida. Todos guardamos segredos maiores ou menores, que não desejamos expor. Todos temos coisas a superar, a melhorar. Hoje, o Senhor nos convida a superar e ultrapassar todo legalismo religioso, a fim de vivermos em tudo a misericórdia, o amor, que são capazes de transformar a vida das pessoas, ajudando-as a encontrar a alegria. Suplique ao Senhor a graça de viver uma fé viva. Convida-o para entrar nos recantos mais estranhos da tua vida interior. Caminhando com Ele e na sua luz, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 14, versículos de 1 a 6:

"Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: 'A Lei permite curar em dia de sábado, ou não? Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: 'Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?' E eles não foram capazes de responder a isso".

- O Evangelho de hoje nos convida a termos o mesmo olhar de Jesus, o mesmo ponto de vista, capaz de perceber as pessoas em suas misérias, ou seja, em suas fragilidades, sofrimentos. A superação do legalismo do sábado, faz de Jesus um mestre de misericórdia, um homem aberto à miséria da humanidade, também aberto a nossa miséria, às nossas fragilidades. Peça ao Senhor que te ensine a viver a misericórdia e a olhar com ternura as pessoas, especialmente as que sofrem.

- Por que permitimos ser legalistas quando nossas religiões pregam o amor e a paz? Por que muitos de nós ficamos mais atentos às tradições humanas que à vontade divina, que é o amor? Nossa religião nos ajuda a nos libertar ou a nos aprisionar?

- 'A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?’, perguntam a Jesus no evangelho de hoje. Jesus é o Senhor do sábado. O sábado está a serviço da humanidade para que ela viva a ética do trabalho e do merecido descanso. O filósofo Luiz Felipe Pondé, diz assim num poema:

Percebo uma certa beleza,
uma certa misericórdia no mundo,
que não consigo deduzir a partir dos seres humanos,
tampouco de mim mesmo.
Tenho a clara sensação de que às vezes acontecem milagres.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que te capacite para curar os corações feridos, com sua presença, amor e solidariedade. Suplique ao Senhor que Sua misericórdia o sustente.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário