sábado, 16 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 16 de outubro, Sábado da 28º Semana do Tempo Comum


16 de outubro, Sábado da 28º Semana do Tempo Comum


- Hoje dia 16 de outubro de 2021, Sábado da 28ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus está subindo para Jerusalém, e no caminho vai ensinando aos seus discípulos sobre os mais variados assuntos, em todos eles ajudando-os a se solidificarem na fé nele, em seu aprendizado. Os discípulos são preparados para não terem medo de se manifestar abertamente em favor de Jesus. Peça ao Senhor que sempre te dê coragem para também anunciar e testemunhar Jesus.

- Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 12, versículos 8 a 12:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.'

- De certa forma Jesus alerta os seus discípulos que o medo é sinal de fraqueza e fragilidade na fé. Para algumas pessoas o medo paralisa, para outras leva à fuga e para outras ainda leva à traição, como aconteceu com Pedro. Negar que o Espírito Santo agia através de Jesus e atribuir ao demônio o que pertence ao Espírito de Deus é uma autêntica blasfêmia. E o pecado contra o Espírito Santo é o pecado contra o amor. Peça ao Senhor que sempre te dê coragem para acolher seu Espírito e viver o amor.

- Como é no dia-a-dia seu testemunho de seguidor de Jesus Cristo? Você se deixa conduzir pelo Espírito Santo, mesmo que muitas vezes não entenda e saiba bem para onde Ele te conduz?

- “...Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”, nos diz Jesus no Evangelho de hoje. Vejamos o que diz Miguel Mesa Bouzas:

“Felizes os que se deixam conduzir pelo Espírito.
Felizes aqueles que se reúnem em torno ao Sopro do Espírito para deixar-se transformar cada dia por Ele.
Felizes aqueles que se deixam conduzir pela luz do Espírito e não lhe põem travas, obstáculos ou impedimentos.
Felizes aqueles que reconhecem suas fragilidades e se deixam fortalecer pelo Espírito de Deus.
Felizes aqueles que vivem com um espírito de solidariedade, empenho, ternura, cuidado e consolo.
Felizes aqueles que não deixam que o Espírito fique aprisionado, aqueles que cada dia recriam as palavras e as intuições do Espírito, aqueles que se deixam habitar pela liberdade radical do Espírito.”

- Termina tua oração pedindo a Deus que Envie Seu Espírito para renovar a face da terra e a face da sua vida. Peça também a graça de dar testemunho de Jesus, seu Filho, no meio do mundo e assim colaborar para renovar a face da terra.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário