sábado, 16 de outubro de 2021

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/10/2021

ANO B


Lc 12,8-12

Comentário do Evangelho

A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada.

Milhares de pessoas acorrem a Jesus (cf. 12,1) para ouvir sua palavra “cheia de sabedoria” (cf. 4,22) e ser curadas de seus males. Para Jesus é ocasião de instruir, de modo especial, os seus discípulos. No envio dos setenta e dois discípulos, Jesus previne-os acerca da possibilidade de resistência e rejeição da mensagem cristã. O trecho de hoje é uma exortação a que os discípulos não esmoreçam ante as perseguições, mas mantenham-se firmes no testemunho de sua fé: “Não temais os que matam o corpo, e nada mais podem fazer” (12,4).
A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada (cf. v. 10). Por quê? Porque é fechamento da pessoa ao testemunho que o Espírito dá de Jesus; blasfêmia contra o Espírito Santo é fechamento ao perdão que Jesus oferece. Daí que não é Deus quem não perdoa, mas a pessoa que rejeita o perdão. É Espírito Santo que move a pessoa ao testemunho de Cristo (cf. At 1,8); ele é o socorro de Deus na perseguição; é ele quem inspira a palavra acertada quando a fé for provada.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus.
Fonte: Paulinas em 19/10/2013

Vivendo a Palavra

Jesus pede que seus discípulos não se preocupem com o que dizer. Nós devemos simplesmente viver a sua Lei – o Amor – e nos entregarmos ao Espírito de Deus. Ele nos iluminará para, no momento oportuno, nós darmos respostas a quem quiser conhecer qual é a razão da nossa esperança, da nossa alegria, da nossa paz.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/10/2013

VIVENDO A PALAVRA

Jesus sugere que seus discípulos não se preocupem com o que dizer ou como dizê-lo. Nós devemos simplesmente viver a sua Lei – o Amor – e nos entregar ao Espírito de Deus. Ele nos iluminará para, no momento oportuno, nós darmos respostas a quem quiser conhecer qual é a razão da nossa esperança, da nossa alegria e da nossa paz.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/10/2019

Reflexão

Durante o trabalho evangelizador, sempre somos assistidos pelo Espírito Santo. Somente com a sua ação é que podemos ser verdadeiras testemunhas de Jesus e o nosso trabalho pode produzir frutos que permanecem para a vida eterna. O Espírito Santo nos dá coragem e sabedoria para que possamos testemunhar Jesus e permanecer fiéis a ele até mesmo nos momentos mais difíceis. A história da Igreja está repleta de exemplos de santos e santas que, no momento do martírio, foram fiéis ao Espírito Santo e, além do derramamento de sangue, nos deixaram belas páginas sobre o amor a Deus.
Fonte: CNBB em 19/10/2013

Reflexão

Declarar-se por alguém diante dos anjos é o mesmo que defender o ingresso desse alguém na esfera do Pai celeste. É o que faz Jesus em favor dos seus fiéis seguidores. E o que é blasfemar contra o Espírito Santo? Sabemos que toda a vida e as obras de Jesus se desenrolam sob a ação do Espírito. Já o dizia o próprio Jesus no início de sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18). Ora, dizer que Jesus age pelo poder de Satanás (cf. Lc 11,15) é blasfemar contra o Espírito Santo. É como chamar o Espírito Santo de Satanás, sendo justamente Satanás o inimigo declarado de Jesus. Quem ofende a Jesus poderá obter perdão, afinal as pessoas são lentas para crer que ele é o Filho de Deus. Mas atribuir o Bem ao Maligno, isso é imperdoável. Vai contra a evidência e a reta intenção. É um fechamento total.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 19/10/2019

Reflexão

Declarar-se por alguém diante dos anjos é o mesmo que defender o ingresso desse alguém na esfera do Pai celeste. É o que faz Jesus em favor dos seus fiéis seguidores. E o que é blasfemar contra o Espírito Santo? Sabemos que toda a vida e as obras de Jesus se desenrolam sob a ação do Espírito. Já dizia o próprio Jesus no início de sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18). Ora, dizer que Jesus age pelo poder de Satanás (cf. Lc 11,15) é blasfemar contra o Espírito Santo. É como chamar o Espírito Santo de Satanás, sendo justamente Satanás o inimigo declarado de Jesus. Quem ofende a Jesus poderá obter perdão, afinal, as pessoas são lentas para crer que ele é o Filho de Deus. Mas atribuir o Bem ao Maligno, isso é imperdoável. Vai contra a evidência e a reta intenção. É um fechamento total.
Oração
Ó Jesus, Filho do Homem, quem imprime dinamismo ao Reino de Deus é o Espírito Santo. É ele que está presente e atuante na tua vida, Senhor, e na vida dos que se tornam teus fiéis seguidores. Ensina-nos a compreender e a valorizar a ação do Espírito Santo em nós. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Meditação

Você reza pedindo as luzes do Espírito Santo? - Procura também se preparar quando tem que expor algo a outros? - Você dá testemunho público de sua fé? - Em que circunstâncias? - Qual sua atitude quando ouve conversas que falam mal de sua vivência de fé? - Procura semear a boa semente?
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 19/10/2013

Meditando o evangelho

A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO

A vida do discípulo explica-se como serviço total e exclusivo a Jesus e ao Reino anunciado por ele. Sua função é a de dar testemunho e levar adiante sua missão, não retrocedendo diante das dificuldades e dos desafios. A glória do discípulo consiste exatamente em poder ser considerado digno de dar a suprema prova de sua fé: entregar a própria vida. É assim que ele comprova seu amor a Jesus e a sinceridade de sua opção.
Existem, porém, discípulos que, quando confrontados por causa de sua fé, sentem-se incapazes de mostrar-se valorosos. Chegam até mesmo a negar Jesus, declarando desconhecê-lo, como se não fossem do número de seus seguidores. É a negação da condição de discípulo e uma forma de desprezo pelo Mestre. Por isso, quando chegar a hora de comparecer diante do Pai, Jesus não os reconhecerá como discípulos seus. O gesto de renegar Jesus é expressão de falta de fé.
O Mestre havia garantido que os discípulos poderiam contar com a ajuda do Espírito Santo, nos momentos de dificuldade. Este seria seu defensor, dando-lhes coragem para enfrentar toda sorte de acusação. Quem fraqueja, é porque não tem suficiente confiança na ajuda prometida pelo Senhor. Pelo contrário, quem confia em Jesus e no Espírito prometido, dará seu testemunho de discípulo e servidor do Reino.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Senhor Jesus, dá-me sempre o teu Espírito Santo para me sustentar e inspirar quando eu for chamado a dar testemunho de ti.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. O Espírito Santo ensinará - Lc 12,8-12
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Os discípulos estão sendo instruídos por Jesus no caminho para Jerusalém. Eles devem tomar decisões sérias, optar por Jesus de forma clara e consciente para poderem se posicionar, com a força do Espírito Santo, diante das autoridades que os perseguirem. No entanto, Jesus aceita que alguém diga uma palavra contra ele, mas não aceita que blasfemem contra o Espírito Santo. Os discípulos receberam e estão recebendo cada dia mais a revelação sobre a pessoa de Jesus. Outros não sabem quem é Jesus, não entendem que ele possa ser o Messias e menos ainda que ele seja Deus e Homem. Por isso, estão perdoados se falarem contra ele. O Espírito Santo, porém, é o amor que está em cada um de nós e que se manifesta nas nossas relações humanas. Não aceitar Jesus pode ser desculpado, mas não aceitar o próximo que é igual a nós, que podemos ver e sentir, é pecar contra o Espírito Santo, que é o amor em nós. Isso não tem desculpa. O mesmo vale para a Igreja, que alguém rejeita por não ter dela uma ideia exata, ou por não compreender a limitação humana de seus representantes. Mas não se alegrar com o bem do outro, não socorrer quem está em necessidade, é imperdoável.

2. A FAVOR OU CONTRA JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).

A comunidade cristã tem como tarefa testemunhar publicamente sua fé. Este testemunho acontece no seio de um mundo hostil, nem sempre disposto a acolher mensagem do Reino.
E o discípulo encontra-se, muitas vezes, em situações nas quais sua fé é posta em xeque. É, então, o momento de se decidir a favor ou contra Jesus. É sua vida que está em jogo: renegá-lo significa sobreviver, tomar partido em favor dele significa morrer.
Evidentemente, a decisão fica por conta do discípulo. Se tiver uma fé robusta e coragem suficiente para suportar as conseqüências de sua opção, será capaz de declarar sua fé. Se, pelo contrário, tiver uma fé inconsistente e um caráter frágil, negará sua condição de discípulo de Jesus, declarando não conhecê-lo.
A exortação do Mestre chama a atenção dos seus seguidores para as conseqüências mais radicais de sua decisão. Mais do que a vida física e a segurança material, na decisão está implicada sua sorte eterna.
Quem se colocar a favor de Jesus nesta vida, pode estar certo de tê-lo a seu favor no momento do juízo divino. Quem o negar publicamente, não o terá como defensor, quando for julgado por Deus.
Nos momentos difíceis, o discípulo deve contar com a ajuda do Espírito Santo. É ele quem lhe dará forças para proclamar, com destemor, sua fé.
Oração
Espírito que fortalece para o testemunho, vem em meu auxílio com tua força, nos momentos de dificuldade, para que eu possa dar um testemunho corajoso de minha fé.
Fonte: NPD Brasil em 19/10/2019

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Pecado contra o Espírito Santo
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Eis uma frase muito polêmica que muitos pregadores em cima dela deitam e rolam, favorecendo esta ou aquela eclesiologia, esta ou aquela tendência. Afinal o que é o tão falado "Pecado contra o Espírito Santo", cada um tenta explicar de acordo com os seus interesses, se eu for de uma teologia mais conservadora, claro que vou dizer que, pecar contra o Espírito Santo é ser progressista, por exemplo, usando uma outra linguagem, dissimulando a verdade. Se ao contrário, eu for progressista, vou dizer que pecar contra o Espírito Santo é não pensar desta forma, mas ser ultraconservador.
Na casa onde moramos só entra quem nós permitirmos, se alguém entrar sem nossa autorização, é invasão de propriedade. De maneira bem simples, pecar contra o Espírito Santo é eu não aceitar, não acreditar e nem consentir que o Espírito de Deus haja em minha vida. É fechar a porta da nossa vida e não admitir interferência de Deus, mais ou menos o que já faz o homem da pós-modernidade. Acredito em Deus, mas Ele que fique prá lá, e eu para cá, fazendo o que me der na cabeça, fazendo o que eu acho certo, sem censura alguma. É o homem romper com Deus e levar a sua vida a bel prazer, truncando qualquer ação do Espírito Santo, recusando-se a perceber a presença do Divino em nossa existência.
Simplesmente porque o homem da pós-modernidade pensa que Deus só atrapalha, porque quer anular a Vontade Humana e parece até Cabo de Guerra, Deus puxa para um lado, e o homem para o outro. Naturalmente, indispor-se contra o Espírito Santo é não reconhecer Jesus diante dos homens, negando toda a obra da Salvação que ele realizou a nosso favor.
No Espírito Santo, Deus e Homem andam juntos, tornam-se parceiros, levando uma Vida em comunhão, blasfemar contra o Espírito Santo é menosprezar o seu Poder, é negar a sua Graça operante e santificante em nossa vida, é negar qualquer possibilidade de Salvação, ou ao contrário, acreditar que ela poderá acontecer por meios meramente humanos. Jesus de Nazaré movia-se na Força do Espírito Santo, como ungido do Pai. Assim também deverá ser cada cristão, entretanto, apesar de todo Poder do Espírito, cada homem poderá abrir ou fechar-se a essa ação, pois, Deus só faz, se o homem consentir fazendo uso da sua sagrada Liberdade...

2. O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer - Lc 12,8-12
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

As palavras de Jesus e suas ações são basicamente as mesmas nos Evangelhos Sinóticos, mas colocadas e arrumadas em contextos diferentes. Jesus disse certa vez: “Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado”. Em Marcos e Mateus a sentença conclui a cena na qual Jesus é acusado de expulsar demônios com o poder do príncipe dos demônios. Mateus diz que Jesus tinha curado um possesso cego e mudo. Marcos não menciona a cura. Jesus desculpa os acusadores, que não sabem quem ele é, mas não desculpa a quem não se alegra com a cura do possesso. Isso é pecar com o amor, portanto contra o Espírito Santo. Em Lucas, a frase parece deslocada e significa que, em tempos de dificuldades e perseguições, o Espírito Santo falará pela boca dos cristãos perseguidos. Peca contra o Espírito o acusador que não ouve a palavra do cristão perseguido, e peca também o cristão que confiar mais em si mesmo do que no Espírito que lhe ensinará todas as coisas. É com liberdade e coragem que o discípulo se declara publicamente a favor de Jesus. Estamos na terceira etapa da subida para Jerusalém.

Liturgia comentada

O Espírito Santo vos ensinará... (Lc 12, 8-12)
Gosto de uma passagem do Antigo Testamento que define o Espírito de Deus como alguém encarregado de nos educar: “O Espírito Santo, educador das almas, fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos...” (Sb 1, 5.) De fato, temos no Espírito de Deus um “mestre interior” – o único que nos pode revelar o mistério divino que se encerra na pessoa de Jesus Cristo. Sem esse Mestre, a Palavra de Deus permanece como linguagem cifrada, impenetrável à lógica dos humanos.
Quando Jesus se preparava para entregar-se à Paixão e separar-se de seus discípulos, falou repetidamente do dom do Espírito Santo como um “revelador”, alguém que poderia devolver aos corações humanos o sentido perdido de sua existência e dos projetos de Deus. Assim, em São João, podemos ler: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis,, porque permanecerá convosco e estará em vós”. (Jo 14, 16-17.)
E a seguir: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14, 26.) E nota sua função pedagógica: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão”. (Jo 16, 13.)
Desde Pentecostes, a Igreja percebeu que só poderia ser em verdade o “Corpo de Cristo” se fosse habitada pelo Espírito Santo. O Vaticano II, na Lumen Gentium, reconhece a ação do Espírito na Igreja: “O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo (cf. 1Cor 3, 16; 6, 19). Neles ora e testemunha a adoção de filhos (cf. Gl 4, 6; Rm 8, 15-16.26). Conduz a Igreja a toda a verdade (cf. Jo 16, 13). Unifica-a na comunhão e no ministério. Dota-a e dirige-a mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos. E adorna-a com seus frutos (cf. Ef 4, 11-12; 1Cor 12, 4; Gl 5, 22).” (LG, 4.)
Pairando sobre as águas primordiais da Criação, ungindo os profetas da Primeira Aliança, gerando na Virgem Maria a natureza humana do Salvador, descendo sobre Jesus no Rio Jordão, inflamando os discípulos em Pentecostes – eis a presença universal do Espírito de Deus na história dos homens...
Orai sem cessar: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis!”
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Fonte: NS Rainha em 19/10/2013

HOMILIA DIÁRIA

Testemunhamos Jesus ou O renegamos diante das pessoas?

Hoje, a Palavra de Deus nos coloca diante de duas condições: ou testemunhamos Jesus ou O renegamos diante das pessoas e do mundo.

“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus” (Lc 12,8).

Hoje, a Palavra de Deus nos coloca diante de duas condições: ou testemunhamos Jesus ou O renegamos diante das pessoas e do mundo.
Conhecer Jesus, Sua obra, Seu ensinamento, Sua pregação e tudo aquilo que Ele veio nos trazer não são tarefas tão difíceis! O grande desafio é testemunhar isso, deixar que a vida fale qual é a nossa convicção, qual é a nossa crença, em quem, de fato, acreditamos. Os nossos atos são a resposta mais concreta à Palavra de Deus em nossa vida.
Muitas vezes, nós até nos dedicamos muito a ler e a estudar a Palavra, mas não nos aplicamos com a mesma veemência e determinação em viver e testemunhar o ensinamento da Palavra que nós recebemos. Sobretudo, quando a nossa fé é provocada, quando somos colocados em xeque, nem sempre é fácil testemunhar. Diante de diversas situações na vida, nós, muitas vezes, negamos a fé que temos e até preferimos ou somos chamados a fazer o que todo o mundo faz, deixando-nos levar pela força do pecado, pelo contratestemunho, pelos escândalos, pela falta de convicção daquilo em que nós acreditamos.
É um sinal se nós negamos ou testemunhamos Jesus, mas a grande prova de amor e testemunho que podemos dar a Deus é não termos vergonha da nossa fé. Não precisa ter vergonha de dizer que, no domingo, você não vai para este ou para aquele lugar, porque você vai à Santa Missa, vai à igreja. Não precisa negar que você não frequenta certos locais, porque a sua fé e a sua convicção o ensinam diferente.
Você crê no Deus da vida e Ele o chama a testemunhá-Lo em seus atos e em suas ações. Que nós tenhamos sempre a graça de não negarmos o Senhor por nossos atos e por nossas atitudes. Que nós O testemunhemos tendo uma vida honesta e digna de sermos cristãos conforme a vontade de Deus.
Que Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 19/10/2013

HOMILIA DIÁRIA

O Espírito de Cristo é nosso amigo

"Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis, pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer” (Lucas 12,11-12).

O Espírito Santo é nosso mestre, é nosso amigo, é Ele quem deve nos conduzir em tudo aquilo que realizamos.
Diante de tantas injustiças que vemos e vivemos, diante de calúnias, difamações, situações opostas com as quais lidamos nesta vida, diante das adversidades, temos um companheiro, um amigo, e não estamos sozinhos.
Preferimos, muitas vezes, fecharmo-nos em nossa mágoa, no nosso ressentimento, no nosso rancor, ou ficarmos atormentando a nossa consciência com aquilo que ouvimos do outro.
O Espírito Santo é nosso amigo e mestre. Não precisamos ficar perdendo noites de sono para saber o que vamos falar para o outro, como vamos nos defender. Quando vivemos a verdade, o amor e a justiça, e temos retidão de consciência ou uma consciência reta e não laxa, podemos ficar tranquilos. Por mais que fiquemos incomodados, o Espírito conduz a nossa defesa, dá-nos palavras acertadas e inspiradas, porque não é com as palavras do mundo nem com o espírito mundano que temos de nos defender do mundo.

O Espírito Santo é nosso mestre, é nosso amigo, é Ele quem deve nos conduzir em tudo aquilo que realizamos

É com o Espírito de Cristo, inspirado por Ele, que temos de lidar com todas as adversidades do mundo e dos tempos em que vivemos.
Não há graça maior do que nos colocarmos na presença de Deus para testemunhar Jesus, para que a nossa vida seja um testemunho vivo de que Deus está em nós e vivemos a vida por Ele sem nos preocupar.
A nossa única preocupação é estarmos em Deus, é vivermos n’Ele, é fazermos a vontade d’Ele, é sermos submissos a Ele. Na submissão a Deus buscarmos a serenidade, a seriedade e a sobriedade. A serenidade para não nos exasperar nem desesperar; a seriedade para conduzir a vida na luz e na direção de Deus, vivendo intensamente a verdade, porque é na verdade que Deus nos conduz a cada dia.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 19/10/2019

Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem para sermos tuas testemunhas perante o mundo. A tua Palavra que ouvimos seja guardada no coração e transformada em vida – que se mostra nas nossas relações com os irmãos e com a natureza – e anunciada com entusiasmo e gratidão. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/10/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para nos tornarmos tuas testemunhas neste mundo, que nos emprestas para ser cuidado, usufruído e partilhado. A tua Palavra que ouvimos seja guardada no coração, transformada em vida – vida que se mostra nas nossas relações com os irmãos e com a natureza – e seja anunciada por nós a todos com entusiasmo e gratidão. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário