quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 29 de setembro, 4ª feira da 26ª Semana do Tempo Comum | Dia dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael


29 de setembro, 4ª feira da 26ª Semana do Tempo Comum | Dia dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael

- Hoje é dia 29 de setembro de 2021, 4ª feira da vigésima sexta semana do tempo comum. Dia dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael.

- O Senhor nos vê a partir de dentro, sabe os nossos sonhos e o nosso proceder; conhece e mostra o que existe de mais profundo no coração humano. Às vezes nos interrogamos sobre o conhecimento que o Senhor tem de nós. Mas é nesta relação de proximidade que podemos conhecê-lo, e testemunhá-lo como o Filho de Deus presente entre nós. Ele é a comunicação entre Deus e nós. Peça ao Senhor a graça de deixar-se conhecer por ele à luz da sua Palavra, sendo fiel a ela para testemunhar todas as manifestações do seu amor e de sua presença.

- Abra o seu coração para a escuta do Evangelho segundo São João, Capitulo 1 versículo de 47 a 51:

Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”

- Ao encontrar com Natanael, Jesus diz que ele é um Israelita autêntico e sem falsidade. Ao dizer isso, Jesus afirma que ele é verdadeiro, é fiel, isto é, capaz de mudar suas convicções quando estas estão na contramão do projeto de Deus. Natanael a partir do encontro significativo com Jesus, mudou o seu modo de vê-lo, e o acolhe como o Filho de Deus, o Messias, aquele que faz a ligação entre Deus e a humanidade. Converse com o Senhor sobre seu compromisso com a verdade, com a vida e com o Reino de Deus.

- Ser autêntico e verdadeiro é a nossa primeira missão como cristãos e cristãs. Qual seu compromisso com a verdade? No texto, por três vezes, Jesus diz que vê Natanael. Ele vê além das aparências. Qual é o seu modo de ver as pessoas que estão a sua volta? Com que olhar você se dirige aos que pensam e agem diferentes de você?

- Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! O modo de ver de Jesus toca a vida de Natanael e faz ele reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. Deixe-se também ser visto por Jesus em profundidade e na força deste olhar acolha o seu projeto. Veja o que diz o texto “Noite é Brilhante”, de José Tolentino Mendonça no livro Mística do Instante:

“Posso reconhecer o olhar de Deus que me conhece, que dedilha as cordas singulares da minha alma, escuta o meu corpo, desde sempre, desde quando era tecido nas profundezas da vida. É interessante acompanharmos o realismo da composição bíblica: “Deus, tu me vês quando me sento e quando me levanto; a distância conhece os meus pensamentos. Tu me vês quando caminho e quando descanso; estás atento a todos os meus passos” (vv.2-3). O olhar de Deus não desiste de testemunhar a vida, é eternamente fiel, é uma flor vigilante”.

- Agradeça a Deus pela vida que foi gerada dentro de você à luz da Palavra proclamada e refletida neste momento de oração. Peça a graça de ser autêntico e fiel discípulo de Jesus Cristo sendo portador da verdade que liberta e do amor que conduz no cotidiano da vida.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário