quarta-feira, 29 de setembro de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Ap 12,7-12a - 29/09/2021


Os Anjos comunicam a graça de Deus entre nós

“Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado e não se encontrou mais o seu lugar no céu” (Ap 12,7-8).


Conteúdo em áudio:

A Igreja nos dá a graça de lembrarmos hoje dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Celebramos, na verdade, a presença angelical no meio de nós. Deus, criador de todas as coisas; Deus que criou todas as criaturas visíveis e invisíveis; e olhamos no mundo da visibilidade onde estamos e nos esquecemos que o Criador, que nos criou assim, criou também criaturas maravilhosas que estão a serviço de Deus e dos homens. Essas criaturas que nós não vemos (e não é porque não vemos, que elas não existem), e apesar de não as vermos, elas são realidades mais sublimes que Deus pode dar à nossa resistência.
São os anjos de Deus que estão a serviço do Reino de Deus, porque a própria palavra “anjo” significa “mensageiro”, é aquele que traz a mensagem, que traz o recado, mas é aquele que traz e comunica a graça de Deus no meio de nós.
Há uma legião enorme de anjos para todas as realidades, mas hoje nós queremos contemplar os principais anjos que são, na verdade, arcanjos, porque eles receberam uma missão divina, muito especial das mãos de Deus. O primeiro deles é Miguel, “Quem como Deus” é aquele que expulsa o maligno, o dragão, os anjos derrotados que quiseram confrontar Deus e foram expulsos da presença de Deus.

Deus nos ama tanto que os seus Anjos estão a Seu serviço e a nosso serviço, para vivermos a mais profunda comunhão com Ele

O diabo não tem poder sobre nós, o diabo não tem poder na nossa vida. Porque, assim como Miguel os expulsou do céu, ele também os expulsa da nossa vida, Miguel também combate os espíritos malignos e a ação do mal no meio de nós. É por isso que precisamos nos apoiar, recorrer, mas, ao mesmo tempo, colaborar com a ação de São Miguel para tirar, combater e devastar toda a ação do maligno no meio de nós.
No meio de nós está São Gabriel, o “Anjo comunicador da graça”, o mesmo anjo que comunicou a Maria, que comunicou a Zacarias a missão divina que eles recebiam. Gabriel é aquele que comanda todos os anjos que comunicam a Boa Nova de Deus, que nos envia a levarmos a Boa Nova da salvação ao coração de tantos. Muitas vezes, não sabemos como comunicar Jesus, como levar a graça da restauração e da salvação, mas, no meio de nós, está Gabriel.
Entre nós está São Rafael, “a cura divina”. Vivemos tantos períodos difíceis na história da humanidade, como precisamos da intercessão e da ação de São Rafael, a cura divina. Em meio à pandemia, endemia, em meio a tantas situações endêmicas que vivemos, precisamos da proteção de São Rafael, sobretudo no meio dessa pandemia terrível do pecado, que devasta toda a humanidade, que, muitas vezes, toma conta da sociedade e do mundo em que estamos. Como precisamos da cura de Deus! E Rafael vem ser para nós a cura das nossas emoções, dos nossos sentimentos e dos nossos afetos.
Deus nos ama tanto que os seus Anjos estão a Seu serviço e a nosso serviço, para vivermos a mais profunda comunhão com Ele. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, protegei-nos e guardai-nos!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário