terça-feira, 14 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 14 de setembro, 3ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum | Festa da Exaltação da Santa Cruz.


14 de setembro, 3ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum | Festa da Exaltação da Santa Cruz.

- Hoje é dia 14 de setembro de 2021, terça-feira da 24a Semana do Tempo Comum | Festa da Exaltação da Santa Cruz.

- “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”: essa certeza perpassa a festa da exaltação da Cruz, e lhe convida a perceber no profundo de seu coração o amor de Deus que se revela no dom do envio de seu Filho, Jesus Cristo. A humanidade de Jesus insere o ser humano no mistério da unidade do Pai e do Filho no seu amor para com o mundo. O Evangelho de hoje, nos convoca e, de forma especial, lhe convoca a se deixar amar por esse Deus que vem ao seu encontro. Essa soberania do amor doado deseja ressignificar sua vida, seus sofrimentos, suas preocupações e angústias. Peça ao Senhor, nesse momento, a graça de se deixar amar por Ele.

- Escuta o Evangelho segundo João, Capítulo 3, versículos de 13 a 17:

Disse Jesus a Nicodemos: Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho Unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

- Jesus ao falar com Nicodemos, apresenta o que significa segui-lo, ou seja, ser um verdadeiro discípulo consiste em acreditar no amor de Deus revelado na vida do Filho, que personifica o amor do Pai até as últimas consequências. Ao deixar-se amar por esse Deus, que não veio para condenar, cada um de nós é convidado a pautar a sua vida conforme esse amor, expressando-o por meio de gestos de solidariedade, fraternidade, perdão, ternura e amabilidade. Agradeça a Deus por ter experimentado esse amor, por meio de Jesus, pelo dom da vida, e por seus vestígios no decorrer de sua caminhada. Converse com Deus também sobre sua dificuldade em acolher esse amor profundamente e vivê-lo plenamente em suas relações.

- Toma consciência da grandeza desse amor de Deus, personificado em Jesus Cristo, que se entrega por liberdade e fidelidade ao projeto do Pai. Como percebo esse amor nos gestos das pessoas no dia a dia? Como o amor de Deus ecoa em suas relações? Você tem consciência de que Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele?

- “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”, disse Jesus no evangelho de hoje. Que essas palavras possam sempre ecoar em seu coração. Ouça o poema do Pe. Francys Silvestrini Adão:

Até a Tua volta
permanecerá neste mundo
um discípulo amado Teu
Quem quer que ouse
reclinar-se no Teu Coração
experimentar o Teu Amor
interessar-se pela Tua dor
estará pronto para
testemunhar aquilo que
nenhum livro pode conter
a experiência inesperada
de uma amizade gratuita
de uma revolução silenciosa
de uma salvação integral
Senhor
faz de mim
um discípulo consciente
do Teu Amor
Faz de mim
um anunciador permanente
da Tua Boa Notícia
Faz de mim
uma testemunha fiel
da Tua Vida sem fim

- Termina sua oração dando graças a Deus por seu amor, e pela solidariedade e gratuidade de tantas pessoas. Peça a Deus que em seu coração e na sociedade não predomine a indiferença.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário