domingo, 12 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 12 de setembro, 24º domingo do Tempo Comum


12 de setembro, 24º domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 12 de setembro, 24º domingo do Tempo Comum.

- O sofrimento é inerente ao ser humano. Como homens e mulheres de fé não estamos isentos das lutas cotidianas. Como Jesus devemos enfrentar os sofrimentos, injustiças e humilhações, com coragem e esperança. Superar os sofrimentos é uma atitude de quem acredita em Deus e resiste a toda forma de injustiça e violência. Ouçamos a Palavra do Senhor Luz para nossa vida, e força pra nossa caminhada. Peça ao Senhor, que tudo suportou e superou, que te conceda a coragem e confiança em meio as lutas de cada dia.

- Escute o evangelho segundo Marcos capitulo 8, versículo 27 a 35:

- Naquele tempo: Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas'. Então ele perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'Tu és o Messias'. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens'. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.

- Jesus interpela seus Discípulos com um questionamento sobre quem Ele é para os homens e quem Ele é para eles! Pedro responde em nome do grupo, revelando ainda não compreender plenamente, quem é o Mestre Jesus, o Messias. Assim, Jesus revela toda sua missão que está em plena consonância com o “Servo Sofredor”. Sendo Messias segue firme como servo, enfrentando a cruz e toda humilhação e escândalo. Jesus vence a cruz e os violentos, ressuscita e nos traz a salvação. Converse com o Senhor sobre os sofrimentos que você experimenta.

- Quem é Jesus pra você? O que significa a missão de Jesus: prosperidade, riquezas, bens? Ou doação, entrega por amor, serviço? Qual foi sua primeira experiência de encontro com Jesus?

- Jesus disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Este é o verdadeiro sentido de seguir Jesus, que está muito além de conceitos prontos. Façamos como diz o poema “Mãos abertas”, de Michael Martinez SJ
Mãos abertas

Antes de me deitar à noite,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias -
Porque isso significa
Que tenho dado tudo no dia.

Antes de me despertar na manhã,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias -
Porque isso significa
Que estou disposto a receber tudo no dia.

Quando sigo a Cristo,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias
E contêm suas chagas -
Porque agora dar e receber são um.

- Peçamos ao Senhor, que a cada dia nossa vida seja doada em favor daqueles que perderam toda esperança. Que seu Reino de Amor se concretize pelo testemunho vivo dos cristãos.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário