sábado, 11 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 11 de setembro, sábado da 23ª Semana do Tempo Comum


11 de setembro, sábado da 23ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de setembro de 2021, Sábado da 23ª Semana do Tempo Comum.

- No Evangelho de hoje a árvore, o tesouro e a casa são realidades que se referem a sua, a minha e a nossa vida. Somos convidados a conhecer os frutos produzidos pela árvore da vida e perceber os tesouros que estão dentro de você e onde sua casa está sendo construída. Peça ao Espírito Santo que é amor para iluminar o seu coração e conduzir este momento de oração com a Palavra.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 6, versículo 43 a 49:

- Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhe figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio.
“Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída”.

- A parábola da árvore, do tesouro e da casa apresentadas no texto é um convite a olhar e contemplar o caminho que a Palavra de Deus gera em nós, se nela estivermos fundamentados. Para produzir fruto, a árvore precisa ser boa; de um bom tesouro se tira algo valioso; para que a casa resista às tempestades é necessário um bom alicerce. Peça ao Senhor que oriente sua vida para que você seja capaz de produzir bons frutos.

- Quais os frutos que você tem produzido no cotidiano da vida? Em que a casa da sua vida está alicerçada?

- “Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática.” O itinerário daquele que se fundamenta na Palavra é: ir até Jesus, ouvir sua Palavra e colocá-la em prática. Como diz o papa Francisco: “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Nós a escutamos com os ouvidos e passa ao coração; não permanece nos ouvidos deve ir ao coração; ir do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos. Aprendamos essas coisas.”

- Glorifique a Deus pela sua bondade, pela sua ternura e pelo cuidado que tem para com a nossa vida e a vida do seu povo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário