terça-feira, 27 de julho de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 13,36-43 - 27/07/2021


A semente da Palavra de Deus destrói qualquer joio

“Então, os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça” (Mateus 13,43).


Jesus está nos explicando a parábola do joio. É interessante que o nome da parábola não é a parábola do trigo, é parábola do joio. Porque o joio que vem penetrando, o joio que vem como penetra, como aquele que não é convidado, mas como aquele que se manifesta no meio do trigal, que é onde a graça está.
Quem semeou a boa semente foi Jesus, o Filho de Deus, Ele que semeou no meio de nós a semente neste campo que é o mundo onde nós estamos. E a boa semente é quem acolheu a semente de Jesus e foi transformado por ela; que coisa maravilhosa! E pertence ao Reino de Deus, pertence ao Reino dos Céus.
Veja que a semente tem o poder de transformar o coração do homem, o coração da mulher, o coração de cada um de nós que acolhemos a semente da Palavra. Porque, por força do pecado somos joio, o mal está em nós, o mal é semeado em nós, mas veja que graça, a Palavra de Deus, a semente da Palavra em nós tem o poder de destruir todo e qualquer joio, todo e qualquer mal e maldade que está em nós e nos moldar para sermos o bom trigo do Reino de Deus.

Cuidemos para que a boa semente da Palavra de Deus, em nosso coração, nos transforme no bom trigo

No campo, que é o mundo onde estamos, é preciso ter muita atenção, porque aquilo que o batismo realizou em nós, foi nos transformar, foi nos configurar a Cristo Jesus. Aquilo que o batismo realiza em nossa vida é a obra de Deus em nós, mas, infelizmente, em vez de nós crescemos na boa semente, em vez de ser cultivado em nós o bom trigo de Cristo, deixamos que caia em nosso coração a semente da maldade e do mundo.
Já vi tantas pessoas boas se desviarem para o caminho do mal, já tantas pessoas que vieram de Deus e depois deixaram. Já vi meninos que cresceram comigo, brincamos juntos e se desencaminharam. Se eu não cuido da Palavra que está no meu coração, quanto é fácil no mundo de facilidades como o nosso, nos desviarmos e nos perdermos também; perder o foco do Reino de Deus, perder o foco da Palavra de Deus.
Preocupo-me quando vejo que damos mais atenção às coisas do mundo do que às coisas de Deus. Estamos no mundo e temos que cuidar das coisas do mundo que estão ao nosso lado, agora tem um outro mundo, que é um mundo repleto das maldades. O mundo onde o inimigo, o maligno semeia o joio e o joio é o diabo com suas travessuras, maldades, crueldades, enganos e ilusões.
Cuidemos para que a boa semente da Palavra de Deus, em nosso coração, nos transforme no bom trigo do Reino de Deus. Só brilharemos juntos de Deus quando permitirmos que a Palavra d’Ele transforme a nossa vida a cada dia.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário